A investigação aos atentados na Catalunha aponta, este sábado, depois de terem inicialmente indicado outro suspeito, que Younes Abouyaaqoub terá sido o condutor da carrinha em Barcelona.
Corpo do artigo
Ontem, parte da Imprensa espanhola dava como certo que Moussa Oukabir fora o autor material do atentado de Barcelona, isto é, o condutor da carrinha que varreu as Ramblas, mas a Polícia disse mais tarde que essa tese perdeu força.
Mas investigação virou-se agora para Younes Abouyaaqoub, que chegou a ser dado como morto ontem, mas, já depois da meia-noite, o "El Pais" avança, citando a polícia, que afinal estará vivo, em fuga e procurado como um dos principais suspeitos do ataque em Barcelona. Terá sido ele o condutor da carrinha.
O jornal "La Vanguardia" também avança com a mesma informação.
A polícia revelou, na madrugada deste sábado, que a célula terrorista que levou a cabo o duplo atentado na Catalunha terá 12 pessoas. Quatro foram detidos, cinco abatidos e três identificados, mas não detidos. Dois destes suspeitos já identificados,mas ainda desaparecidos, podem já ter morrido numa explosão, esta quarta-feira à noite, numa casa em Alcanar, nos arredores de Barcelona, que servia de base à operação terrorista.
Os Mossos D'Esquadra confirmaram terem já identificado os cinco suspeitos que foram abatidos em Cambrils e revelou os nomes de três deles: Said Aallaa (19 anos), Mohamed Hychami (24), e Moussa Oukabir (17), irmão de Driss Oukabir, que foi detido anteontem depois de se queixar que lhe tinham roubado os documentos com os quais foram alugadas pelo menos três carrinhas.
Abatidos em Cambrils terão sido ainda Omar Hychami (21 anos) e El Houssaine Abouyaaqoub (19), embora estes nomes não estejam ainda confirmados oficialmente.
Todos os suspeitos são de origem marroquina.