
Sierra Leone State House/Handout via Reuters
Um padre cristão encontrou uma dos maiores diamantes de sempre, na região de Kono, na Serra Leoa.
O diamante, que pesa 709 quilates, é o maior encontrado naquele país desde 1972, ano em foi descoberto o diamante Estrela da Serra Leoa, com 969 quilates. A pedra preciosa agora descoberta é 13.º maior diamante em bruto alguma vez encontrado no mundo, revelou um analista à BBC.
Num país marcado pela questão dos "diamantes de sangue", durante a guerra civil entre 1991 e 2002, o presidente Ernest Bai Koroma garantiu esta quinta-feira que a venda será feita através de "um processo de comercialização transparente".
A pedra descoberta pelo padre/caçador de diamantes amador ainda não foi avaliada e encontra-se guardada no cofre do banco central do país.
Segundo Mathew Nyaungwa, analista de diamantes da "Rough an Polished", ainda não é possível estimar o preço da peça, já que o valor é obtido principalmente pela qualidade e não pelo peso.
O maior diamante do mundo, o Cullinam, de 3.106 quilates, foi encontrado na África do Sul, em 1905. Foi dividido em várias pedras, sendo que as partes principais se encontram nas joias da coroa britânica.
