A "Radio Free Europe/Radio Liberty" teve acesso a imagens inéditas do funeral de Estaline filmadas por um militar norte-americano, a partir de uma varanda com vista para o Kremlin, na Embaixada do EUA. São as únicas imagens independentes do momento.
Corpo do artigo
O major do Exército dos EUA Martin Manhoff estava colocado na Embaixada dos EUA em Moscovo em 1953, quando o líder da União Soviética morreu. A partir do edifício diplomático, filmou aquelas que são as únicas imagens independentes conhecidas do momento histórico. Até agora, eram apenas conhecidas imagens oficiais do Estado
uQjrQOnN4kY
Nelas, é possível ver centenas de soldados em formação e o caixão com o corpo de Josef Estaline coberto de vermelho seguido por dezenas de dignitários que estiveram presentes no funeral do ditador. A bandeira norte-americana hasteada no exterior da embaixada é visível em alguns momentos do vídeo.
As imagens foram descobertas por um historiador de Seattle, Douglas Smith, incumbido da tarefa de organizar o arquivo de Manhoff pela mulher do militar.
Entre fevereiro de 1952 e junho de 1954, quando foi expulso do país por espionagem, o militar norte-americano registou "milhares de imagens a cores das ruas de Moscovo, Leninegrado, Murmansk, Yalta e alguns pontos ao longo da linha transiberiana", revelou Douglas, que tem passado os últimos meses a digitalizar fotografias e filmes da época.