
O degelo do Kaskawulsh anulou um rio
Gstest/ Wikipedia
Em apenas quatro dias, o derretimento acelerado de um dos maiores glaciares do Canadá, na região Yukon, provocou o desaparecimento do rio Slims, revelou a revista "Nature". A culpa é do aquecimento global.
Os cientistas confirmaram que o Slims foi vítima de "river piracy", fenómeno em que o fluxo de um rio diverge repentinamente para outro curso de água.
Segundo o jornal "The Guardian", durante vários anos este rio transportou a água resultante do degelo do glaciar Kaskawulsh, um dos maiores do Canadá, em direção ao mar de Bering. O Slims chegou a medir, no ponto mais largo, cerca de 150 metros.
Contudo, na primavera de 2016, uma quantidade bastante significativa de água vinda do glaciar acabou por correr para o leito do rio Alsek, que fica a centenas de quilómetros de distância e segue em direção ao Golfo do Alasca.
A análise agora apresentada pelos especialistas afirma que a probabilidade de este acontecimento ter ocorrido devido às alterações climáticas naturais é de 0,5%. "Logo, há 99.5% de probabilidades de ter ocorrido devido ao aquecimento causado pela era industrial", concluiu James Best, geólogo da Universidade de Illinois.
As medições do fluxo dos rios rio feitas pela equipa de cientistas - que estuda o glaciar há largos anos - revelaram que a primeira alteração alguma vez registada foi entre 26 e 29 de maio de 2016. "Fomos para área para continuar a medir o rio Slims e encontrámos o leito do rio mais ou menos seco", explicou James Best. "O delta onde navegávamos de barco era agora uma tempestade de areia. Em termos de paisagem, a mudança foi incrivelmente dramática".
Anteriormente, os rios Slims e Alsek tinham o mesmo tamanho. Agora, o Alsek tornou-se 60 a 70 vezes maior do que o Slims. Segundo geólogos, casos semelhantes ocorreram no passado, mas é a primeira vez que se pode observar um rio a ser totalmente desviado para outro.
