
Doença rara com apenas quatro casos conhecidos em todo o mundo
Foto Abir Abdullah/epa
Abul Bajandar concluiu as cinco operações que lhe vão permitir ter uma vida normal. O "homem-árvore" do Bangladesh já não vive com cinco quilos de verrugas nas mãos.
Abdul sofre de uma doença muito rara: epidermodisplasia verruciforme. É caracterizada pelo aparecimento de verrugas cutâneas, semelhantes a lesões, em qualquer parte do corpo. Em todo o mundo são apenas conhecidos quatro casos.
5040089
Uma notícia publicada pela agência France Press deu-lhe notoriedade mundial e convenceu o governo do Bangladesh a pagar o tratamento. As cirurgias começaram no início deste ano e terminaram agora.
Ao fim de cinco operações foi possível remover a totalidade das verrugas. O próximo passo é um tratamento estético que devolverá aos pés e às mãos o estado que tinham há dez anos, quando Abdul descobriu que sofria desta doença.
Apesar do problema, Abdul casou e é pai de uma menina. Pela primeira vez, vai conseguir abraçar a filha e colocar o anel de casamento no dedo.
Esta boa notícia não chegou sozinha. Os médicos que o acompanharam fizeram uma doação de 7100 euros para o ajudar a construir uma casa na sua terra Natal, Paikgachha, no distrito de Khulna.
A história que parece um verdadeiro conto de fadas deve ser encarada com toda a cautela possível. Os médicos falam no sucesso do tratamento, mas lembram que as verrugas podem voltar a qualquer momento. As operações realizadas são um tratamento temporal e a cura definitiva só será possível depois de se conhecerem as causas da doença.
