É o segundo maior massacre de sempre numa escola dos Estados Unidos. Um jovem de 20 anos matou 20 crianças, com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos, na escola básica de Sandy Hook, em Newtown, Connecticut. Assassinou, ainda, mais seis adultos, antes de se suicidar. Em casa, a polícia encontrou a mãe do suspeito morta, com um tiro na cabeça.
Corpo do artigo
A polícia procura explicações para o ato de Adam Lanza. O jovem, de 20 anos, foi à escola Sandy Hook, em Newtown, Connecticut , EUA, onde lecionava a mãe, e matou 26 pessoas, incluindo 20 crianças, em duas salas diferentes. Depois suicidou-se.
No total, 28 pessoas morreram, porque, mais tarde, a polícia encontrou o cadáver da mãe do suspeito, em casa. Inicialmente, algunss média norte-americanos noticiaram que o jovem teria assassinado, em casa, o pai, outros um irmão. Fonte oficial confirmou que, afinal, foi a mãe, encontrada baleada na cabeça, a primeira vítima de Adam Lanza, que depois se deslocou à escola e matou 26 pessoas, cerca das 9,30 horas locais (14,30 horas em Portugal Continental).
Das 20 crianças assassinadas, 18 morreram na sala de aula e outras duas acabaram por morrer no hospital de Danbury.
"Foi horrível", disse à CNN Brenda Lebinski, mãe de uma das crianças, que entrou a correr na escola onde a filha frequenta o terceiro ano. "Todos estavam histéricos - pais e filhos. Havia crianças a sair da escola todas ensanguentadas. Não sei se foram alvejadas, mas pelo menos tinham sangue", revelou.
O atirador levava uma máscara, duas armas (tinha mais duas no carro) e vestia um colete à prova de bala. Segundo as autoridades, o jovem trazia a identificação do irmão, Ryan Lanza, de 24 anos, o que esteve na origem da confusão inicial sobre a identidade do suspeito do massacre.
A polícia confirma que questionou Ryan Lanza, irmão do principal suspeito do crime, mas não revelou se houve algum envolvimento de Ryan no massacre.
Este ano registaram-se seis tiroteios em escolas norte-americanas que provocaram 46 mortos e várias dezenas de feridos.
Este foi o segundo pior massacre em escolas dos EUA, só superado pelo atentado de Virginia Tech, em 2007, que custou a vida a 32 alunos.
Em abril de 1999, em Columbine, estado de Ohio, dois adolescentes abriram fogo no liceu, matando 12 alunos e um professor antes de se suicidarem, num dos mais marcantes massacres numa escola.
O presidente Barack Obama mostrou-se emocionado perante o massacre e ordenou que as bandeiras sejam colocadas a meia haste em todos os edifícios públicos durante quatro dias em homenagem aos mortos.
"Os nossos corações estão partidos", afirmou, prometendo "medidas significativas" de forma a evitar este género de tragédia no futuro.
A escola de Sandy Hook, frequentada por crianças com idades entre os 5 e os 10 anos e é uma das quatro escolas primárias da cidade. Segundo a agência Reuters, todas as escolas públicas da região foram encerradas como medida de precaução.
Newtown é uma cidade com aproximadamente 27 mil habitantes, situada a cerca de 130 quilómetros a nordeste de Nova Iorque.