Uma avaria impediu o voo entre Punta Cana e Lisboa deixando 387 passageiros retidos no aeroporto. Dormiram no chão, um passageiro sentiu-se mal e foram longas horas de espera.
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Foram "umas férias de sonho" mas, no final, "378 passageiros, praticamente todos portugueses," acabaram por ficar retidos na quinta-feira à noite no aeroporto de Punta Cana, na República Dominicana, devido a uma avaria no avião que deveria fazer a ligação a Lisboa.
  97% são portugueses e grande parte são crianças. Tivemos de dormir no chão
    
Vasco Pinho, vereador do PS em Matosinhos, é um dos portugueses afetados. O voo da companhia Orbest (OBS 852) deveria ter partido quinta-feira às 23.45 horas locais (04.45 horas desta sexta-feira em Portugal continental) mas, às 05.20 horas da madrugada (10.20 horas em Portugal continental) contou ao JN que a situação se mantinha, sem qualquer informação sobre quando seria realizado o voo.
"Embarcamos cerca das 21 horas (locais) e o comandante informou que um dos motores do Airbus em que iríamos viajar não funcionou. Ficamos dentro do avião cerca de 2.30 horas e depois o comandante informou que não seria possível fazer a reparação", acrescentou.
  Passadas quase nove horas desde que ficamos retidos é que o pessoal do aeroporto nos deu uma sandes e uma água
    
"Saímos para o aeroporto. Somos no total 387 pessoas, 97% portugueses e grande parte são crianças. Tivemos de dormir no chão e só agora, passadas quase nove horas desde que ficamos retidos é que o pessoal do aeroporto nos deu uma sandes e uma água (sumo para as crianças)", descreveu Vasco Pinho ao JN por telefone.
"Ficámos aqui retidos sem qualquer apoio. O aeroporto está deserto à noite e as lojas praticamente todas encerradas", sublinhou.
Sem apoio por parte da operadora turística Jolidey, que organizou o pacote de viagem turística, Vasco Pinho contactou diretamente a Secretaria de Estado da Comunidades Portuguesas em Lisboa a denunciar a situação e, "manifestando-se muito disponíveis", indicaram que iriam tentar obter informações.
Pelas 08.30 horas locais (13.30 horas em Portugal continental), Vasco Pinho garantia que permaneciam em terra.
  Um dos passageiros sentiu-se mal
    
"Depois de nove horas no aeroporto, voltamos a entrar para a mesma aeronave e, contrariamente ao que nos tinha sido anunciado, voltou a mesma tripulação de bordo e os mesmos membros de cabine. Para espanto total, fomos informados que teríamos de sair novamente da aeronave para o terminal do aeroporto, onde nos encontramos, em virtude de, alegadamente, a ANAC [Autoridade Nacional da Aviação Civil] não ter autorizado o prolongamento de tempo de serviço necessário para esta tripulação nos levar de regresso a Portugal", indicou ao JN.
"Um dos passageiros sentiu-se mal com toda esta situação e teve de ser retirado da aeronave de ambulância", concluiu.
Cercas 09.30 horas locais (14.30 horas em Portugal continental), os passageiros afetados faziam fila para receberem "um sumo e um hambúrguer com batatas", adiantou o passageiro português. Pouco depois, os 387 passageiros foram chamados para a terceira tentativa de embarque.
Segundo o site da ANA - Aeroportos de Portugal, o voo da companhia Orbest (OBS 852) proveniente de Punta Cana (que deveria ter aterrado em Lisboa esta sexta-feira pelas 12.15 horas) tem chegada a Lisboa prevista para as 01.25 horas de sábado.
