
Rui Manuel Fonseca/Global Imagens
Jorge Braga, professor de Eletrónica, Eletricidade e Robótica na Escola Profissional do Alto Minho Interior, em Paredes de Coura, venceu o concurso Hack The Classroom da Microsoft com a ideia de utilizar o skype na sala de aula.
O único professor português, entre 53 finalistas de todo o mundo, ficou cerca de 150 pontos à frente do segundo classificado.
Ontem foi dia de conferência online da Microsoft e a dica de usar o skype em contexto escolar foi um dos principais temas da conversa.
Jorge Braga está satisfeito com a visibilidade que a sua sugestão teve e que surgiu quando a lâmpada do videoprojetor da escola explodiu. Neste concurso não há prémio, mas há destaque mundial de ideias de professores que são faladas em várias partes do planeta. "A escola não pode ser como era na Idade Média, tem de mudar. A escola não pode ser o professor a dizer e os alunos a passar no caderno", defende. "Este reconhecimento é positivo não só para mim e para os meus alunos, como também para Portugal. Os portugueses, modéstia à parte, também são bons no que fazem", refere.
