Nour Machlah é sírio e vive em Portugal. Não estava com a mãe há cinco anos. Reencontraram-se no aeroporto Francisco Sá Carneiro. Nour chorou e agradeceu a Portugal.
Corpo do artigo
É uma história feliz que não merece passar despercebida no meio do alvoroço informativo: Nour Machlah, um jovem sírio que vive em Portugal, reencontrou a sua mãe depois de cinco anos de separação.
O reencontro aconteceu no aeroporto Francisco Sá Carneiro. Nour Machlah escreveu uma comovente mensagem no Facebook. "Reencontro-me com minha mãe após 5 anos. Sim, posso vê-la novamente, senti-la a meu lado e chorar. Chorar de felicidade, por estarmos novamente juntos", lê-se.
Foi aqui que me demonstraram que todos nós nos podemos sentir em casa, seja qual for o destino neste mundo
Nour Machlah saiu de Allepo, na Síria, e veio para Portugal em 2014, integrado num grupo de bolseiros da Plataforma Global de Assistência Académica a Estudantes Sírios. A sua mãe vivia na Turquia. Numa mensagem escrita com o coração cheio, o sírio faz questão de agradecer a Portugal e aos portugueses. "Portugal tem e terá sempre um lugar preciosíssimo no meu coração, não somente porque foi o país que me acolheu durante os últimos 2 anos, e foi aqui que me foi dada a oportunidade de terminar os meus estudos, mas acima de tudo porque foi aqui, neste país, que me foi provada a verdadeira essência dos Direitos Humanos", escreveu.
"Foi aqui que me demonstraram que todos nós nos podemos sentir em casa, seja qual for o destino neste mundo, se tivermos pessoas que nos amem, que nos aceitem e que nos ajudem", prosseguiu.
Nour Machlah considerou ainda que "o povo português deve sentir-se orgulhoso, porque embora estejam a atravessar um período menos bom, é sempre capaz de realizar coisas boas". "A minha alma e coração estão neste país, pelo qual darei tudo, caso um dia seja necessário", disse ainda. E rematou: "Portugal: ganhaste todo o meu respeito e eterna gratidão".
Esta quarta-feira, Nour Machlah levou a mãe ao estádio do Dragão, no Porto, para lhe mostrar "o estádio mais bonito no mundo".