
A mensagem vídeo do Papa Francisco dirigida aos portugueses antes da visita a Fátima.
O Papa Francisco vai oferecer uma Rosa de Ouro ao Santuário de Fátima, no próximo dia 12 de maio, transformando o templo mariano no terceiro local de culto do mundo com mais símbolos de reconhecimento pelo espírito de lealdade para com a Santa Sé.
O pontífice deu a conhecer esta intenção esta quarta-feira, numa mensagem vídeo de saudação aos peregrinos portugueses.
No vídeo, o Papa refere que se vai apresentar diante da Nossa Senhora "nas vestes de pastor universal", para lhe oferecer "o buquê das mais lindas flores que Jesus confiou" aos seus cuidados, ou seja, "os irmãos e irmãs do mundo inteiro". E pede aos fiéis que o acompanhem neste gesto, "de coração", para que o seu buquê de flores, a sua "rosa de ouro", seja fruto de "um só coração e uma só alma".
Manifestando-se feliz pela expectativa do encontro com o "querido povo português" na "casa da mãe", Francisco agradece os muitos convites que recebeu para visitar outros pontos do país. "Bem sei que me querias também nas vossas casas e comunidades, nas vossas aldeias e cidades. O convite chegou-me. Escusado será dizer que gostaria de o aceitar, mas não me é possível", afirma o pontífice.
A finalizar, o Papa assume-se com "um pecador entre pecadores", e pede aos fiéis que continuem a rezar por ele. "A oração ilumina os meus olhos, para saber olhar os outros como Deus os vê, para amar os outros como ele os ama. E, em seu nome, venho até vós na alegria de partilhar o evangelho da esperança e da paz".
A Basílica de São Pedro, em Roma, é a que tem mais rosas de ouro (cinco), seguida da Arquibasílica de São João de Latrão (quatro), também na capital italiana. Com esta oferta do Papa Francisco, o Santuário de Fátima passa a ter três destas peças. A primeira foi oferecida pelo Papa Paulo XVI, em 1967, e a segunda pelo Papa Bento XVI, em 2010.
