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O Metro de Lisboa tem mais uma estação e a rede passa a incluir um total de 57. A estação da Reboleira vai ser a última da Linha Azul e abre espaço a um novo interface de transportes com os comboios da Linha de Sintra.
Sempre Lisboa! Quem vive no Porto e é nascido a Norte recentemente sentiu-se indignado e ostracizado com esta questão da TAP. A senhora de Lisboa sempre tratou o Porto como moça de recados. Muitos políticos do Norte quando descem até ao Tejo ficam alisbonados e renegam as suas origens.
O Aeroporto Sá Carneiro fica em terrenos de Matosinhos e da Maia e serve uma vasta área a Norte. Na altura, da polémica, não vi Guilherme Pinto e Bragança Fernandes, assim como outros autarcas, solidarizarem-se publicamente com Rui Moreira. E, onde estava a tão querida Frente Atlântica que engloba autarcas do Porto, Gaia e Matosinhos? Penso que foi criada para tratar assuntos de carácter comum.
A Frente Atlântica é uma boa ideia, mas na questão do Metro, assim como das portagens, deveria fazer uma frente unida, com mais cidades do Grande Porto. A Frente Atlântica deve unir esforços e estar aberta à confluência de outras câmaras, com problemas comuns. Deve haver um discurso comum em defesa das populações, aos olhos de Lisboa seria diferente e com maior peso. Deve transformar-se numa Frente do Grande Porto.
O Metro tem de se expandir em várias zonas do Grande Porto. O Metro deveria há muito tempo ter uma extensão até à Trofa, assim como em Gaia chegar a Vila d`Este.
No plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, relativamente à mobilidade é fundamental criar-se amplas zonas de estacionamento em função do metro. Por exemplo, em Gaia há um défice enorme de estacionamento. Mobilidade também passa por articular meios de transportes.
Temos de fazer como Barcelona que ignora Madrid, já chega de fazer queixinhas e sempre a choramingar. Não querem nada connosco, partimos para outra. A TAP não quis o Porto?! Não faltam companhias aéreas que queiram o Porto como rota de destino e de partida. Lisboa e o centralismo não querem aumentar a linha do metro? Temos de ter arte e engenho para arranjar parceiros que queiram investir.
Não podemos reivindicar somente quando o Governo não é da cor da Câmara em questão. A prioridade das câmaras, independentemente do partido que representam e do Governo em funções, deve ser melhorar a qualidade de vida dos cidadãos no seu dia-a-dia.
A maior obra que se poderia fazer a norte para o bem das populações seria a extensão do metro. O próprio António Costa aconselha os portugueses a viverem sem carro. Para isso, é preciso melhores meios de transportes públicos.
O autor escreve segundo a antiga ortografia
A maior obra que se poderia fazer no Norte, para o bem das populações, seria a extensão do metro.
FUNDADOR DO CLUBE DOS PENSADORES