Portugal é cada vez mais visto como um país a visitar na Europa, seja qual for a cidade de eleição, cá dentro. Somos hoje mais projetados na rota europeia do que alguma vez aconteceu. Muito, se não errar ao dizer em grande escala, deve-se à nossa gastronomia. O que já muito nos antecede é a fama de que, por sermos um país que sabe receber, fazemos com que todos se sintam em casa. Temos cidades com vistas fantásticas, uma incomparável costa marítima e a inteligência de quem investe no turismo, de dar a conhecer esses locais. Investimos em hotéis de luxo, restaurantes, bares, hostels, etc., para que quem nos escolhe possa conhecer o nosso melhor!
Corpo do artigo
Só há relativamente pouco tempo Portugal, refiro-me, neste caso, a quem está nesta área específica, começou a perceber que só investir nesses espaços não era o suficiente. Teríamos também que começar a investir na formação de pessoas apaixonadas por esta área e que tivessem tudo ao dispor para acompanhar a evolução do Mundo atual. A importância de ter a melhor vista e o melhor local do Mundo torna-se falsa, se não houver uma equipa de profissionais que consigam dar o máximo potencial a um serviço que se adeque ao que o cliente espera, ou que exceda as suas expectativas. É verdade que a hotelaria e restauração não são para qualquer um, mas os que realmente a "abraçam" são apaixonados pelo que fazem e muitos deles chegam a carreiras estonteantes. Para mim e para quem está neste ramo, é a melhor recompensa.
As pessoas têm que esquecer a ideia de que quem está na cozinha ou a servir a uma mesa é alguém sem formação de ensino superior. Vejamos o caso do Porto School Hotel (uma unidade de extensão da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto), inserido no Douro Royal Valley Hotel & SPA, que está a revolucionar aquilo que é o panorama da formação em turismo, hotelaria e restauração. Esta escola, situada dentro de um hotel de cinco estrelas, forma alunos em ambiente real, experienciando a aplicação prática de tudo aquilo que ali aprendem. É claro que tudo é feito de forma altamente profissional e diferenciada, tornando-se numa verdadeira inovação. Investem na educação, na cultura sob outras formas, na criatividade, no espírito de equipa, num espírito de liderança e num futuro promissor, porque dali estão a surgir muito bons profissionais.
E acreditem quando vos digo que este "mundo" ainda está a começar a crescer, contribuindo para deixarmos de o ver como um ramo à parte, passando a encará-lo como uma excelente oportunidade de carreira para quem escolhe esta área.
* Chef
