Corpo do artigo
Na passada terça-feira, na conferência de imprensa, Fernando Santos comparou Cristiano Ronaldo a Amália Rodrigues. Confesso que nunca vi Amália dominar uma bola mas dou graças a Deus por a senhora já não estar viva, porque o engenheiro era bem capaz de pôr a diva do fado no lugar do CR7. Se ele deixa de fora o Adrien para pôr aquela Amélia do Moutinho, tudo é possível.
Não tenho palavras para agradecer tudo o que Cristiano fez na passada quarta-feira. Tanto de manhã como de tarde. Podemos dizer que Ronaldo gasta muita massa em coisas sem sentido mas os 292 euros do microfone do CMTV é o dinheiro mais bem gasto que já vi. Aquela atitude do nosso capitão, de atirar o microfone do "jornalista" da CMTV para o lago, devia ser como aquele desafio do balde de água gelada pela cabeça para ajudar no combate à esclerose lateral amiotrófica. Tudo a fazer o mesmo por boa causa. Se eu fosse o CR, esquecia a Bola de Ouro e este ano apostava no Pulitzer.
Quanto aos 292 euros de que o CM se queixa, eu apostava em arranjar mais barato. É fazer como a sardinha e importar microfone congelado de Espanha.
Há uma má vontade de alguns portugueses para com Ronaldo. Lembro-me que, quando CR andava com a Irina, nos programas de bola chegaram ao ponto de dizer que a miúda não era nada de especial. Só faltou dizer que era um bocado gorda e tinha um pé de borracha.
É muito estranha a relação de alguns tugas com o Cristiano. Convivem mal com o sucesso do rapaz. Será que gostam mais do Messi por ele ser do Entroncamento? Uma das frases que mais oiço é - "eu não gosto do Ronaldo porque ele é um bocado bimbo" - e normalmente isto é dito por um indivíduo com calças de corsário, camisola de alças, óculos escuros no topo da cabeça e com phones nos ouvidos a ouvir DAMA.
Se estão irritados com o Ronaldo, e embirram com ele, por causa da pipa de massa que ganha, ainda bem. Sempre descansa a função pública um bocadinho. Mas não é boa tática. Sejam simpáticos, diz que ele deixa boas gorjetas.
Quanto ao jogo de amanhã, não espero menos que uma vitória. A Croácia não passa de uma seleção aguerrida mas com um equipamento com um padrão digno de uma camisa do Toy. Vamos a eles.
