Baptizada por poetas e trovadores de "Princesa do Lima", a cidade de Viana do Castelo foi, agora, classificada de "Meca da Arquitectura" por publicação britânica da especialidade.
Corpo do artigo
No caso, a londrina revista "Wallpaper", que enfatiza a nova relação da cidade com o rio, materializada pelo conjunto erguido junto ao Lima, cuja autoria pertence aos mais emblemáticos nomes do movimento de arquitectura que ficaria conhecido por "Escola do Porto": Fernando Távora, Siza Vieira e Souto de Moura.
A eles pertence a criação da Praça da Liberdade (Távora, inaugurada em Agosto de 2006), da biblioteca municipal (Siza, Janeiro de 2008) e do futuro Coliseu (Souto de Moura), investimento que, estima a Autarquia local, deverá estar concluído até Dezembro próximo. O esforço financeiro, que ronda as duas dezenas e meia de milhões de euros, apresenta-se como o resultado de trabalho iniciado há 15 anos com Fernando Távora, o mentor do movimento que viria a estabelecer uma nova relação da cidade com o rio, assinala o Executivo municipal.
Arquitecto vianense e ex-aluno de Siza, Tiago Castro aponta a criação da pousada da juventude (concebida por Carrilho da Graça e aberta em 2000), como "o primeiro elemento de destaque" a moldar a ligação de Viana do Castelo ao Lima. Seguiram-se, enumera, a requalificação do complexo da marina (2005) e o tríptico da "Escola do Porto". Para o profissional, o esforço que tem vindo ultimamente a ser feito com vista à valorização da ligação da urbe com o rio (são disso exemplos a nova praça junto ao Lima e a ecovia, aponta) entrecruza-se, no que concerne à valorização e reabilitação do património, com "um grande respeito pela conciliação de estruturas do passado e a sua relação com elementos contemporêneos, nos quais podemos vislumbrar novas linguagens".
:
Câmara Municipal: 258 809300
www.cm-viana-castelo.pt