O que quer dizer "energúmeno"?

03/02/2006
 

Augusto M. Seabra escreveu uma crónica, em Junho de 2003, no jornal "Público", sobre a polémica em torno da Casa da Música, em que utilizava a expressão "o energúmeno que encabeça a maioria da Câmara [do Porto]". Rui Rio, presidente da autarquia portuense, sentiu-se ofendido e processou-o por difamação. O julgamento começou ontem, no Tribunal do Bolhão.

Uma sessão que se centrou, principalmente, na definição da palavra "energúmeno". O autor, sociólogo, explicou que escreveu a palavra com o significado de pessoa que, de forma obsessiva, provoca desacatos e desatinos ao normal desenrolar de processos. Precisamente, argumentou, aquilo que entende ter sido o comportamento de Rui Rio na polémica da Casa da Música, em particular quando exigiu - "de forma colérica" - a demissão de Pedro Burmester da administração daquela entidade. Uma posição que Rio tomou depois de, numa entrevista ao JN, o músico ter criticado a gestão da Casa da Música.

Augusto M. Seabra insistiu que o escrito trata-se de uma consideração política e que não pretendeu atingir pessoalmente Rui Rio. Mas o certo é que o presidente da Câmara do Porto garante ter ficado ofendido.

"É insultuoso", disse o autarca, argumentando que o artigo até teve implicações no equilíbrio familiar. Disse que os familiares, nomeadamente a mulher, o questionam sobre o que está a fazer naquele cargo para continuar a suportar "coisas destas". "Energúmeno é um insulto, como muitos que se usam na língua portuguesa. Significa alguém que não tem princípios, que não respeita regras básicas, que atropela tudo e todos", esclareceu, depois de interpelado, o autarca.

Questionado pelo advogado de defesa, Rui Rio admitiu que não percebe o sentido das críticas de Augusto M. Seabra. "Percebo é que fui insultado", acrescentou o autarca, numa sessão marcada pela pressão do relógio. O juiz repetidas vezes apelou à capacidade de síntese dos intervenientes, porque, a partir das 17 horas, havia greve dos funcionários ao trabalho extraordinário. Aproveitando a presença do presidente da Câmara, o magistrado lembrou ainda que as condições doTribunal do Bolhão deixam a desejar. "É o que nós temos..." , desabafou. Hugo Silva

 
 
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.











Emirates Microsite 15destinos destaque JN
Praia a Praia TSF - Destaque JN
PEPE Fazemos Bem - JN Destaque300x100 (Bial)
 

Serviços


23º 14º
HOJE, 31 de Julho

Amanhã24º |15º
Domingo22º |13º
Segunda23º |15º
Terça22º |13º

 




Global Notícias - Media Group S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled