JN

FERRAMENTAS
ESTATÍSTICAS
Patrocínio

O que quer dizer "energúmeno"?

Publicado

 

Augusto M. Seabra escreveu uma crónica, em Junho de 2003, no jornal "Público", sobre a polémica em torno da Casa da Música, em que utilizava a expressão "o energúmeno que encabeça a maioria da Câmara [do Porto]". Rui Rio, presidente da autarquia portuense, sentiu-se ofendido e processou-o por difamação. O julgamento começou ontem, no Tribunal do Bolhão.

Uma sessão que se centrou, principalmente, na definição da palavra "energúmeno". O autor, sociólogo, explicou que escreveu a palavra com o significado de pessoa que, de forma obsessiva, provoca desacatos e desatinos ao normal desenrolar de processos. Precisamente, argumentou, aquilo que entende ter sido o comportamento de Rui Rio na polémica da Casa da Música, em particular quando exigiu - "de forma colérica" - a demissão de Pedro Burmester da administração daquela entidade. Uma posição que Rio tomou depois de, numa entrevista ao JN, o músico ter criticado a gestão da Casa da Música.

Augusto M. Seabra insistiu que o escrito trata-se de uma consideração política e que não pretendeu atingir pessoalmente Rui Rio. Mas o certo é que o presidente da Câmara do Porto garante ter ficado ofendido.

"É insultuoso", disse o autarca, argumentando que o artigo até teve implicações no equilíbrio familiar. Disse que os familiares, nomeadamente a mulher, o questionam sobre o que está a fazer naquele cargo para continuar a suportar "coisas destas". "Energúmeno é um insulto, como muitos que se usam na língua portuguesa. Significa alguém que não tem princípios, que não respeita regras básicas, que atropela tudo e todos", esclareceu, depois de interpelado, o autarca.

Questionado pelo advogado de defesa, Rui Rio admitiu que não percebe o sentido das críticas de Augusto M. Seabra. "Percebo é que fui insultado", acrescentou o autarca, numa sessão marcada pela pressão do relógio. O juiz repetidas vezes apelou à capacidade de síntese dos intervenientes, porque, a partir das 17 horas, havia greve dos funcionários ao trabalho extraordinário. Aproveitando a presença do presidente da Câmara, o magistrado lembrou ainda que as condições doTribunal do Bolhão deixam a desejar. "É o que nós temos..." , desabafou. Hugo Silva

 
 










Multimédia
Blogues
Inquérito



Continente UVA D'OURO 2014
Empreendedorismo
Amazing Romance in Tailand - JN Destaque
fbem gif

banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 
 


Liga Zon Sagres
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Benfica (70)
2 - Sporting (63)
3 - FC Porto (55)
4 - Estoril (49)
5 - Nacional (41)
6 - Sp. Braga (35)
7 - V. Setúbal (34)
8 - Marítimo (34)
9 - Académica (33)
10 - V. Guimarães (31)
11 - Rio Ave (31)
12 - Gil Vicente (27)
13 - Arouca (25)
14 - Belenenses (24)
15 - P. Ferreira (23)
16 - Olhanense (21)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 19ºC
  • 12ºC
  • HOJE
  • 20ºC
  • 12ºC
  • AMANHÃ

 

Media Lab
destaque conselhoeditorial


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled