Corpo do artigo
Duzentos betetistas participaram na prova-rainha, organizada pela secção d' Os Amigos da Montanha. A maratona dos cinco cumes de Barcelos tinha a extensão total de 81 quilómetros.
A prova percorreu os montes da da Franqueira (297 metros), monte de Airó (389 metros), monte do Facho (304 metros), monte S. Gonçalo (489 metros), monte de S. Mamede, também conhecido como Penedo do Ladrão, (399 metros). Devido às suas características, foi classificada com nível de dificuldade físico elevado, também considerando os 2250 metros de desnível acumulado.
A subida ao monte da Franqueira decorreu por estrada, mas a partir desta começaram os verdadeiros trilhos de BTT. Na ligação ao segundo cume, quando os participantes completavam 28 quilómetros, estava disponível o primeiro reforço alimentar para recuperar energias e renovar a motivação para seguir caminho, descendo ao rio Cávado, o ponto com menor altitude.
A subida para o terceiro cume foi arrasadora para muitos betetistas, que a classificaram como a mais difícil. O vencedor da prova dos três cumes foi Vítor Ribeiro, da Maia, que concluiu em 3h21m58s.
O primeiro participante na prova dos cinco cumes foi Manuel Joaquim, de Rebordosa, com 05h00m21s.