Corpo do artigo
Insólito! Há três elementos comuns às duas listas concorrentes às eleições para o Conselho Superior do F. C. Porto Pôncio Ponteiro, cabeça-de lista de ambas, Lourenço Pinto e Fernando Póvoas (efectivo na A e suplente na B).
Este foi o facto mais surpreendente do dia de ontem, data limite para a entrega das listas, havendo a acrescentar que Vítor Baía é um dos trunfos dos bês, patrocinados por Faria e Almeida, sem que esta situação, segundo os promotores, signifique o fim da carreira do guardião e a passagem para outros cargos. Vítor Hugo (hóquei em patins) e Rui Rocha (andebol) são outras aquisições da B. Comum às duas candidaturas é o apoio inequívoco a Pinto da Costa, que, nesta eleição, promete ter uma posição neutral.
Contactados pelo JN, Pôncio, Lourenço Pinto e Póvoas explicam este caso pitoresco pela permeabilidade dos estatutos e pela honra dos convites. Surpreendido ficou o patrocinador da lista A, Fernando Cerqueira. "Estava a aguardar que os presidentes da Direcção e da Assembleia Geral se pronunciassem", referiu. "Mais tarde, oportunamente, a Comissão tomará uma posição mais concreta, sempre tendo em vista os superiores interesses do F. C. Porto", acrescentou. Os estatutos são omissos sobre esta questão, apenas se referem aos órgãos de Direcção que não podem ter dois dirigentes em lugares diferentes. Por norma aplicam-se os princípios dos estatutos, logo extensivos a outras situações, como a que está em apreço. Uma questão a acompanhar, portanto.
Fernando Póvoas disse que o que distingue as listas é a "diferença de estilo" e que aceitou entrar nas duas por "gostar das pessoas e do F. C. Porto". Reservou para si a opção de voto. Pôncio Monteiro, ao lado de Faria e Almeida, ontem, no Dragão, já deixou pistas sobre a sua escolha, ao afirmar que a sua presença junto do patrocinador da B terá uma "lógica". Quanto a Rui Moreira, integrante da lista A, prometeu não perder o sentido crítico. "Farei crítica construtiva e nunca oposição. Apoio Pinto da Costa, mas, como conselheiro, não como funcionário", afirmou.
Lista A Pôncio Monteiro, Lourenço Pinto, Manuela Aguiar, Nuno Cardoso, Rui Moreira, Almero Quintas, Diocleciano Carvalho, Felisberto Trigo, Fernando Póvoas e Fernando Cerqueira, efectivos; José Rodrigues, José Ribeiro, Justino Santos, Luís Pisco, Manuel Silva, Guilherme Macedo, Camacho Veiga, Mário Mano, Osvaldo Aguiar, Raul Peixoto, Bragança Fernandes, António Borges, António Pereira Júnior, Jorge Magalhães e José Mota, suplentes.
Lista B Pôncio Monteiro, Elisa Ferreira, Vítor Baía, Lourenço Pinto, Borges Gouveia, Guilherme Aguiar, Vítor Hugo, Horácio Costa, Álvaro Basto, Faria e Almeida, efectivos; Fernando Póvoas, Fernando de Sousa, Jorge Pereira, Pedro Burmester, Víctor Dias, Osório de Castro, Emílio Gomes, António Magalhães, Rui Rocha, Luís Freitas, Carlos Magno, José Neves, Emílio Macedo, Fernando Amorim e Fernando Rocha, suplentes.
Eleições deverão ser em 19 de Maio
As eleições no F. C. Porto deverão ser marcadas para o dia 19 de Maio, um sábado, de modo a que a adesão dos associados ao acto eleitoral seja maior.
Isto porque, segundo o calendário das eleições, até 15 de Maio serão entregues os restantes nomes da lista que, ontem, foi entregue e até 25 de Maio terá de se realizar o acto eleitoral.
Ora, neste contexto, resta, apenas, um sábado disponível para que os sócios possam votar, já que não é lógico que a data seja fixada num dia de trabalho.
No entanto, após a recepção da lista completa, Sardoeira Pinto, o líder da Asembleia Geral (AG) terá de convocar uma reunião do Conselho Superior, um formalismo que demora algum tempo, até porque há elementos que são de fora do Porto, mas que não deverá impedir que a data escolhida seja o dia 19,
Esta data foi defendida por Fernando Cerqueira, no momento em que entregou a lista única liderada por Pinto da Costa, na Direcção, por Sardoeira Pinto, na Assembleia Geral e por Adolfo Roque, no Conselho Fiscal.
Na oportunidade, Fernando Cerqueira, em nome da Comissão de Apoio à Recandidatura de Pinto da Costa, declarou que a candidatura foi subscrita por mais de 12 mil sócios e por mais de 80 casas e delegações do clube, além das 120 personalidades que, também, apoiaram a reeleição do actual presidente.
Entre estas, destacam-se o general Ramalho Eanes, antigo presidente da República, Isabel Pires de Lima, ministra da Cultura, 27 deputados do PS, sete do PSD, um do CDS/PP, dois do Parlamento Europeu (Francisco Assis e Elisa Ferreira), 14 presidentes de Câmara, o bispo auxiliar do Porto, D. António Tiago, administradores bancários, como Santos Silva e Alípio Dias, Nuno Delgado, medalhado olímpico, Fernando Rocha, humorista ou Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto.
Fernando Cerqueira também admitiu que "se o presidente desejar e se sentir com forças", o apoio vai continuar.
"Cá estaremos, então, para reiniciar este movimento para nova candidatura de Pinto da Costa", garantiu. Manuel Luís Mendes