
DR
A criação do estilista Jean Louis que Marilyn Monroe vestiu em 1962, quando cantou os parabéns ao então presidente norte-americano John F. Kennedy foi comprada por um anónimo.
A leiloeira Julien's Auctions, em Los Angeles, esperava arrecadar entre 1,8 milhões e 2,7 milhões de euros com a venda do vestido que Marilyn Monroe usou a 19 de maio de 1962 para, no Madison Square Garden, em Nova Iorque, cantar "happy birthday, mr. president" ao então presidente dos EUA, John F. Kennedy, pelo seu 45º aniversário. O leilão aconteceu na quinta-feira e acabou por superar as expectativas, já que a peça desenhada pelo estilista Jean Louis foi arrematada por 4,5 milhões de euros.
O vestido brilhante e em tons pastel pertence agora a um anónimo. Foi feito à medida da diva da Sétima Arte: cosido já depois de lhe estar bem assente no corpo, é feito de seda e lantejoulas e esta é a segunda vez que muda de mãos depois de, em 1999, ter sido adquirido por Martin Zweig, que o terá guardado até agora numa caixa climatizada na sua "penthouse" no Pierre Hotel, em Nova Iorque.
qvoqK6aLE2E
No entanto, o "vestido pele e pérolas", como a própria o chamou, não bateu o recorde da venda do de marfim, que a atriz usou em 1955 no filme "O Pecado Mora ao Lado", realizado por Billy Wilder, e que se tornou imortal devido à cena em que esvoaça quando Marilyn pisa um respiradouro do metropolitano de Nova Iorque. Em 2011, este vestido branco foi vendido por 4,6 milhões de dólares.
vqO5NzEGBuk
A criação de Jean Louis não foi a única a leilão. Na mesma ação, que se iniciou este dia 17 e decorrerá até dia 20, estão a leilão cerca de 1300 objetos de Marilyn Monroe. "Quando morreu, ela deixou tudo a Lee Strasberg. Temos o final do seu espólio, no que está relacionado com ela", explicou o leiloeiro Darren Julien.
