Sociedade

Homens só chegam à idade adulta aos 54 anos

Homens só chegam à idade adulta aos 54 anos

Um estudo britânico que diz que os homens de hoje sentem-se "adultos, resolvidos e com vontade de assentar" apenas aos 54 anos. Já não é aos 40 que os homens ultrapassam as inseguranças juvenis, assegura o inquérito.

É só a partir dos 54 anos que os homens se sentem amadurecidos e com vontade de aproveitar a vida como "verdadeiros adultos".

Segundo o estudo britânico, os homens precisam, atualmente, de mais tempo para amadurecer do que as gerações anteriores, muito por causa da pressão financeira e da paternidade tardia. Dois terços dos bebés nascem depois de os pais completarem 30 anos, revela o jornal inglês "The Telegraph".

"Vivemos muito mais tempo e com os custos de vida a aumentar e a paternidade a ser adiada, os homens levam, inevitavelmente, mais tempos para se sentirem resolvidos", explicou Asim Shahmalak, da Crown Clinic, promotora do estudo feito junto a mil homens britânicos.

Homens de 54 anos, como Simon Cowell, Hugh Laurie e Kevin Spacey só agora começam a ter vontade de "assentar", adiantam as conclusões do estudo.

O inquérito revela, ainda, que os homens não acreditam que ter atingido estabilidade financeira ou que os filhos sejam autónomos antes de atingirem os 54 anos.

As inseguranças próprias da juventude, como os defeitos físicos, os problemas de dinheiro ou o medo da solidão, impedem os homens de "assentar" mais cedo.

A principal preocupação dos inquiridos prende-se com a capacidade para comprar a primeira casa, numa altura em que a subida do preço dos imóveis inviabiliza a sua aquisição. Segue-se o medo de ficarem carecas e desempregados.

Temem, ainda, todo o processo de envelhecimento, os cabelos brancos, o queixo duplo e "mamas de homem".

Os homens inquirido revelaram, também, o receio de ficarem solteiros, de não conseguirem poupar para a reforma e de ficarem doentes.

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado