Benfica precisa de vencer por dois ou mais golos para ser campeão, enquanto ao Sporting basta um triunfo. Apenas o campeão tem entrada direta na Champions.
Corpo do artigo
Aí está o dérbi do século. Depois de 32 jornadas de altos e baixos, Benfica e Sporting chegam à penúltima ronda do campeonato igualados em pontos e com a certeza que têm o futuro nas mãos, sendo que a águia precisa de vencer por dois ou mais golos para levantar o troféu de campeão, enquanto ao leão qualquer triunfo chega para festejar o primeiro bicampeonato da história do clube em mais de 70 anos. O Estádio da Luz é o palco central de uma emoção que se vai alastrar por todo o país a partir das 18 horas (BTV), sendo que um empate ou uma vitória encarnada pela margem mínima adia tudo para a última jornada.
É um cenário inédito no futebol português. Pela primeira vez na história, os dois maiores clubes de Lisboa disputam um dérbi que pode garantir o título nacional a qualquer um deles e o Sporting vai entrar na casa do rival com uma pequena vantagem. O triunfo, por 1-0, no duelo da primeira volta permite à equipa de Rui Borges ter “apenas” de vencer para selar o troféu, sendo que a igualdade manterá os verdes e brancos na liderança e a ter de fazer na última jornada, frente ao Vitória, o mesmo resultado que o Benfica obtiver em Braga. O conjunto liderado por Bruno Lage precisa de reverter o desaire de Alvalade – com uma vitória por dois ou mais golos – para ganhar vantagem no confronto direto e pintar de vermelho a festa no Marquês.
Com F. C. Porto e Braga há muito afastados desta batalha, os rivais da capital sabem que, desta vez, o segundo lugar não terá direito a um prémio de consolação direto.
Mais de 50 milhões na mesa
O apuramento de Manchester United e Tottenham para a final da Liga Europa significa que o segundo classificado da Liga portuguesa não vai ter entrada direta na Liga dos Campeões 2025/26 e ficará sujeito a disputar a terceira pré-eliminatória e o play-off. Mesmo que o comum adepto só se preocupe, neste momento, com o título, a questão é importante para as finanças dos clubes: a presença na principal prova da UEFA garante, à cabeça, 18,6 milhões de euros, mas o valor ascende, facilmente, aos 50 milhões de euros, sendo que, esta época, o Sporting embolsou 48,9 milhões de euros por chegar ao play-off após a fase de Liga e o Benfica recebeu 71,8 milhões de euros por atingir os oitavos de final.
Policiamento dinâmico, ruas e estações de metro fechadas
O dérbi é de alto risco e a Polícia de Segurança Pública anunciou um dispositivo dinâmico para precaver eventuais problemas, sendo que a possível festa de campeão vai afetar o dia dos lisboetas. O Marquês de Pombal terá o túnel fechado às 15 horas, sendo que a circulação automóvel em várias ruas adjacentes será proibida a partir das 17.30 horas. As estações do Parque, Marquês de Pombal, Avenida e Picoas, do Metro de Lisboa, serão fechadas à mesma hora, com a Câmara Municipal de Lisboa a anunciar a restrição de horário de 60 estabelecimentos comerciais no Marquês e no Parque Eduardo VII. Caso não haja campeão, os locais podem reabrir.