Após o frio e a chuva que marcaram os primeiros dias do ano, os termómetros vão atingir os 22ºC e não é esperada precipitação até ao início da próxima semana. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas vão estar oito graus acima da média na generalidade do território.
Corpo do artigo
Pode guardar o guarda-chuva e as roupas mais quentes nos próximos dias. Com exceção do nordeste transmontano e Beira Alta, a previsão meteorológica é de céu pouco nublado ou limpo em todo o território nacional até domingo e as temperaturas máximas vão rondar os 19ºC e os 22ºC, sete ou oito graus acima da média para a época do ano.
De acordo com o IPMA, a subida da temperatura e a ausência de chuva deve-se à “influência de um anticiclone que está sobre a península ibérica" e que "estende a sua influência em direção à Madeira”. Este fenómeno faz com que “as massas de ar tropicais” permaneçam no nosso território, provocando tempo seco e uma subida adicional da temperatura máxima.
Mas há exceções. Ao JN, o IPMA acrescenta que nas regiões do nordeste transmontano e Beira Alta “haverá persistência da neblina e dos nevoeiros que, em alguns locais, nomeadamente em zonas de vale, deverão persistir ao longo do dia”. As temperaturas máximas previstas para estas zonas são da ordem dos 12ºC a 16ºC, mas se o nevoeiro persistir podem não ir além dos sete a oito graus – um valor muito próximo da temperatura mínima. No entanto, o IPMA não prevê “nevoeiro gelado com formação de sincelos”.
As temperaturas deverão continuar amenas no inicio da próxima semana, que começará “com uma probabilidade muito baixa de ocorrência de precipitação”, adianta o IPMA.