Incentivos deste ano esgotaram em três dias. Ministério do Ambiente quer acertar todos os pagamentos até maio.
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Mais de metade dos apoios à mobilidade elétrica do ano passado continuam por pagar, numa altura em que os incentivos deste ano esgotaram em apenas três dias. Há tipologias onde ainda nenhuma candidatura foi avaliada, como é o caso dos carregadores para veículos elétricos em condomínios multifamiliares. O Ministério do Ambiente e Energia prevê terminar as avaliações até ao final de maio.
Chegaram quase no final de 2024 e ainda sobraram, mas, mesmo assim, a maioria das pessoas que submeteram candidaturas para o incentivo à compra de carros ou bicicletas elétricas no ano passado ainda não receberam o dinheiro. Num total de 8976 candidaturas, o Fundo Ambiental avaliou 6179 pedidos e enviou para pagamento 3207, segundo os números adiantados ao JN pelo ministério tutelado por Maria da Graça Carvalho. Os apoios distribuem-se por sete tipologias onde se incluem carros elétricos, bicicletas convencionais, motociclos, triciclos, bicicletas elétricas e até carregadores para elétricos. Nos carros, o cheque ascende a 4000 euros por beneficiário.
Pagamentos submetidos
Já este ano, o Governo abriu um novo aviso de apoios e o cenário é bem diferente. Sob a tutela da Agência para o Clima, os 13,5 milhões disponibilizados esgotaram em três dias. Do aviso de 2024 foram facultados 4,2 milhões de euros e ficaram por distribuir mais de 2 milhões de euros, nomeadamente nas tipologias de ligeiro de passageiros 100% elétricos e bicicletas elétricas.
Mas a história é ainda mais caricata, uma vez que os apoios do aviso deste ano, na mesma categoria dos carregadores, até podem ser pagos primeiro. O Ministério do Ambiente diz que “197 candidaturas foram aprovadas e aguardam pedidos de pagamentos dos candidatos”. “Os pagamentos serão efetuados em contínuo e à medida que os pedidos de pagamento forem submetidos pelos candidatos”, acrescenta.
E, nas restantes tipologias, também já há centenas de veículos com o pedido de pagamento submetido. À cabeça, estão as bicicletas elétricas (1159), seguindo-se os carros elétricos (366), as bicicletas convencionais (214) e as de carga (156). A informação está disponível no site do Fundo Ambiental.
“É um sinal do interesse da população na transição para uma mobilidade sustentável e cujo processo decorreu de forma rápida e eficaz, graças a uma simplificação dos processos de candidatura e da análise das mesma”, adianta fonte oficial do ministério. Entre as novidades, deixou de ser necessário apresentar a fatura da compra do veículo no ato da candidatura, que deverá ser incluída, mais tarde, por ocasião da compra. O pagamento é processado em poucos dias.
Quase seis milhões só para carros 100% elétricos
Este ano, o bolo maior dos apoios foi alocado novamente para a compra de carros elétricos, num total de 5,7 milhões de euros. Cada beneficiário recebe 4 mil euros por veículo até 38 500 euros, ou 55 mil euros no caso de automóveis com mais de cinco lugares. Nas bicicletas elétricas, o incentivo corresponde a metade do valor da compra até 750 euros. Nas bicicletas de carga é coberto metade do preço até 1000 euros nas convencionais e até 1500 euros nas elétricas.
Pormenores
Aviso de 2025
Nos carros elétricos foram consideradas 1425 candidaturas elegíveis, 3200 nas bicicletas elétricas, 400 nas bicicletas de carga e convencionais e ainda 1001 para outros dispositivos de mobilidade pessoal elétricos. Já não há vagas disponíveis em nenhuma destas tipologias.
Vagas disponíveis
Há 546 vagas disponíveis para os apoios à mobilidade elétrica de 2025. São todas afetadas aos veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos destinados às IPSS.