As tertúlias do Virar a Mesa do Avesso estão de volta a Baião. A 5.ª edição da iniciativa municipal, com o jornalista Fernando Alves, realiza-se nos próximos dias 28 e 29 e conta com a presença dos escritores Manuel Jorge Marmelo e António Mota, entre outros convidados.
Corpo do artigo
O jornalista Fernando Alves é o autor da ideia de Virar a Mesa do Avesso, que une gastronomia a literatura. Nesta edição, a obra de Camilo Castelo Branco, cujo bicentenário do nascimento está a ser celebrado, será memória obrigatória. O lema da iniciativa é "duas noites de tertúlia, onde Camilo se fará presente".
A Câmara de Baião descreve-a como uma "aventura gastronómica com condimentos literários", em nota de Imprensa enviada ao JN. Para o autarca Paulo Pereira, estes encontros no Mosteiro de Ancede permitem não só a troca de ideias, mas também o conhecimento e a experimentação da gastronomia e dos vinhos da região. As "propostas gastronómicas" estarão a cargo dos chefs António Pinto, António Queiroz Pinto e Rui Martins.
Soma de condimentos
Caberá ao escritor António Mota e ao editor António Batista Lopes fazer os "comentários aos repastos, despertando os serões de tertúlia, com convite à plateia para a soma de condimentos capazes de apurar a vivacidade das conversas". Fernando Alves será o moderador.
Assim, a tertúlia do dia 28 contará com o escritor Manuel Jorge Marmelo, o coronel Manuel Pedroso Marques e o editor António Batista Lopes. No dia seguinte, as conversas serão protagonizadas por Jorge Sobrado, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte , pelo ator e encenador António Durães e pelo escritor António Mota. O secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, participará no evento.
As inscrições estão abertas, sendo sujeitas aos lugares disponíveis. O valor é de 25 euros por pessoa.