Um camião derramou, esta terça-feira de manhã, cerca de cinco toneladas de azeitona na Estrada Nacional 121 (EN121)/Itinerário Principal 8 (IP8), à entrada da localidade de Beringel, concelho de Beja.
Corpo do artigo
O derrame aconteceu cerca das 11.45 horas, por motivos que estão a ser investigados pelas autoridades, quando a porta traseira do atrelado se abriu e a azeitona se começou a espalhar pelo piso, até o veículo ser imobilizado.
Operacionais dos Bombeiros Voluntários de Beja foram chamados ao local e iniciaram a limpeza da via cerca das 13 horas, estando a circulação na EN121/IP8, via que liga Espanha a Lisboa, a ser feita de forma alternada.
Nesta altura está em curso a campanha da apanha da azeitona e há centenas de veículos que transportam azeitona e bagaço de azeitona em circulação para Beja, Serpa e Ferreira do Alentejo.
Também esta terça-feira de manhã, um camião derramou o bagaço que transportava, originando algumas colisões e despistes à entrada da localidade de Beringel.
Desde o passado sábado que os acidentes com veículos pesados carregados de azeitona e bagaço têm aumentado e os derrames na via e perto de zonas residenciais têm deixado a população em alerta.
Vítor Besugo, presidente da Junta de Freguesia de Beringel, revelou ao JN que fez chegar "uma denúncia à GNR, Proteção Civil e Bombeiros a chamar a atenção para a gravidade da situação e os perigos que acarretam para moradores e condutores”.
O autarca sustenta que “os pesados estão a circular a alta velocidade e depois, ao fazerem travagens bruscas, despejam a carga no piso". Para além disso, quando o acidente acontece "na travessia da vila, os detritos entram para as casas das pessoas e causam tremendos prejuízos”, remata.
Vítor Besugo recorda que, no ano passado, “a GNR desenvolveu operações de controlo de velocidade e a situação melhorou". O autarca apela a que as autoridades retomem essas operações, também porque "o piso foi melhorado no último mês e as velocidades aumentaram”.