O Vaticano divulgou imagens do interior da Capela Sistina preparada para receber os cardeais reunidos em conclave, a partir desta quarta-feira. Os cardeais começam, hoje, a instalar-se na residência de Santa Marta e outras dependências do Vaticano, onde permanecerão isolados do mundo durante a reunião.
Corpo do artigo
O conclave para a eleição do novo Papa terá início quarta-feira, no Vaticano, após a morte do Papa Francisco, a 21 de abril, com 133 cardeais eleitores de todo o mundo reunidos na Capela Sistina para escolher o 267.º líder da Igreja Católica.
Matteo Bruni indicou que os cardeais eleitores vão entrar na capela por volta das 15.30 horas (hora de Portugal continental), depois haverá uma catequese pelo cardeal Raniero Cantalamessa e o juramento de posse, seguido da primeira votação para decidir quem deve suceder a Francisco, com o primeiro sinal de fumo a sair da capela, pelas 18 horas.
Durante o conclave, haverá quatro votações e dois sinais de fumo por dia até que seja eleito um novo Papa. Depois, na quinta-feira, o primeiro sinal de fumo pode ser por volta do meio-dia, a menos que seja escolhido um novo papa na primeira votação do dia, caso em que o fumo branco sairá da chaminé por volta das 9.30 horas.
Da mesma forma, o sinal de fumo subsequente só aparecerá por volta das 18 horas, a menos que a primeira votação da tarde fosse decisiva, caso em que o fumo branco sairia por volta das 16.horas.
Sigilo
Um total de 133 cardeais eleitores - com menos de 80 anos - participarão na eleição. A maioria foi elevada a este nível durante o pontificado do primeiro Papa latino-americano.
O número elevado de cardeais fez com que a residência de Santa Marta, onde costumam hospedar-se desde o conclave de 2005, ficasse pequena: um edifício vizinho, que geralmente abriga funcionários do Vaticano, foi renovado para o momento histórico. Antes de 2005, os cardeais hospedavam-se em quartos improvisados no Palácio Apostólico, mais desconfortáveis e com poucas casas de banho, razão que motivou o João Paulo II a determinar a construção da atual residência.
Santa Marta, onde Francisco decidiu morar, dispõe de quartos com casa de banho privada e serviços similares aos de um hotel. A distribuição dos quartos entre os cardeais foi definida por sorteio.
Os purpurados podem entrar nos seus quartos entre esta terça-feira e a missa de quarta-feira, na basílica de São Pedro, que precede o conclave. Devem manter os telemóveis bem guardados.