André Villas-Boas e António Salvador marcaram presença na apresentação do projeto de José Gomes Mendes que tem como lema “Construir o Futuro - Rumo à Elite Europeia”. José Couceiro e Pedro Mendonça farão parte da equipa como diretores executivos.
Corpo do artigo
José Gomes Mendes oficializou, nesta quarta-feira, a sua candidatura à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), numa cerimónia na sede da Liga, no Porto, onde contou com a presença e apoio dos presidentes do F. C. Porto, André Villas-Boas, e do Sporting de Braga, António Salvador.
O candidato, de 63 anos, que é o presidente em vigor da assembleia geral da LPFP, destacou no seu discurso desafios, oportunidades e uma visão estratégica para o futuro do futebol português, num projeto que tem como lema “Construir o Futuro – Rumo à Elite Europeia”.
"O futebol profissional português enfrenta um dos momentos mais desafiantes da sua história. A nossa Liga consolidou-se financeiramente, profissionalizou as suas estruturas e tornou-se uma referência de organização. Mas o jogo ainda não acabou. Os desafios multiplicam-se e o futuro exige visão, coragem e ação”, disse.
José Mendes lembrou que “o cenário europeu está em mutação” e apresentou medidas concretas para fortalecer a Liga, defendendo a modernização das infraestruturas para melhorar a experiência do futebol, a criação de novos modelos de receita para garantir sustentabilidade financeira, a valorização das ligas profissionais
"O futebol profissional não pode ser gerido com discursos redondos e politicamente corretos. As mudanças verdadeiras acontecem com planos concretos e ação firme, por isso proponho um roteiro para uma Liga diferenciada."
O candidato destacou a sua experiência na Liga, incluindo a liderança das assembleias gerais em “momentos de crise reputacional”.
"Respeito o trabalho das Sociedades Desportivas. Respeito o investimento estrangeiro que fortaleceu o nosso futebol. Respeito o legado do presidente anterior, Pedro Proença, com quem lutei em 2015 para dar um novo rumo à Liga".
A candidatura conta com José Couceiro, de 62 anos, e Pedro Mendonça, de 56, como diretores executivos. "Os dois nomes são trunfos para fortalecer e desenvolver o futebol profissional do nosso país."
Além das presenças dos líderes do F.C Porto e Sporting de Braga, também clubes como Famalicão, Boavista, Paços de Ferreira, União de Leiria, Penafiel, entre outros se fizeram representar na cerimónia.
As eleições para a presidência da LFPF, para um mandato intercalar 2025-2027, estão agendadas para 11 de abril, e além de José Gomes Mendes também Reinaldo Teixeira, que apresentou a candidatura na segunda-feira, está na corrida à sucessão de Pedro Proença na liderança do organismo.