
Gustavo Bom / Arquivo Global Imagens
Nascido na Califórnia, Estados Unidos, Cristianinho é cidadão nacional desde janeiro de 2021, tal como os irmãos Eva e Mateo. Documentos continuam a não identificar a mãe.
Cristiano Ronaldo só partilha o que quer, principalmente o que respeita à vida pessoal, acabando por acicatar as mais diversas especulações. Entre elas, a nacionalidade do filho mais velho, que herdou o nome do futebolista e apenas o seu segundo apelido, pertencente à família materna da avó Dolores.
Durante muitos anos, o menino, a quem a maioria continua a tratar por Cristianinho, não constava na Conservatória dos Registos Centrais por não ser cidadão português, mas isso mudou a 21 de janeiro de 2021. Nesse dia, Cristiano Ronaldo dos Santos, nascido às 8 horas e 12 minutos do dia 17 de junho de 2010, em La Mesa, Condado de San Diego, Califórnia, Estados Unidos, foi oficialmente registado em Portugal.
Na mesma data, também foram lavrados os assentos de nascimento dos irmãos gémeos Eva Maria e Mateo dos Santos, que vieram ao Mundo na mesma localidade norte-americana, com um minuto de diferença, pouco depois das 9 horas da manhã, a 5 de junho de 2017.
Os três passaram a ter nacionalidade lusa nos documentos onde só consta a identidade do pai, sem mãe identificada. As crianças foram geradas através de uma barriga de aluguer e, como revelou quando contou ao Mundo a estreia na paternidade, Cristiano Ronaldo ficou com “custódia exclusiva” do primogénito, “de acordo com a mãe, que quer manter o anonimato”.
Cidadãos europeus
O internacional português do Al-Nassr tem mais duas filhas, Alana Martina, de quase seis anos, e Bella Esmeralda, de 16 meses, fruto da relação com Georgina Rodríguez, que só é mãe biológica das meninas, mas trata todos como seus. As duas ainda não fazem parte dos registos nos serviços centrais portugueses, devendo apenas estar registadas em Espanha (até porque o futebolista e a companheira mantêm a morada na Urbanização La Finca, em Madrid, como principal) que, tal como o nosso país, faz parte do Espaço Schengen.
Atualmente, todos os herdeiros têm cidadania europeia, se bem que o craque já os tenha definido, várias vezes, como cidadãos do Mundo, tal como ele se identifica. Com a nacionalidade portuguesa, Cristianinho - que, como o pai, também joga futebol - cumpre o requisito que permite, por exemplo, ser convocado para a seleção nacional. Tal como o irmão mais novo, Mateo, além de Eva poder entrar na equação. Basta que, além de o terem herdado, provem talento em nome próprio nos relvados, se essa for a vontade.

