
Através do conceito Value-Based Healthcare, o programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem propõe-se analisar os problemas atuais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e implementar estratégias para os resolver.
Corpo do artigo
O programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem, desenvolvido desde 2021, é uma parceria entre a Gilead Sciences, Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO e Vision for Value, com o apoio tecnológico da MEO Empresas, que está a reforçar a cultura de Value-Based Healthcare (VBHC). A receita é fazer a análise de problemas do SNS e capacitar os decisores e intervenientes para aumentar o rigor na avaliação de resultados e na transparência na sua divulgação. O programa procura ideias e projetos empreendedores que garantam maior integração, eficiência e proximidade nos cuidados e que tenham impacto a longo prazo na comunidade.
A iniciativa é dirigida a profissionais da área da saúde e entidades do SNS. O propósito é a implementação de estratégias que permitam melhorar os resultados clínicos, a satisfação dos doentes e a afetação de recursos. Para incentivar estas mudanças, são atribuídas quatro bolsas, no valor individual de 50.000 euros, a projetos inovadores que visem implementar metodologias VBHC nas entidades do SNS. “Estamos a falar de bolsas com um valor muito significativo, que se traduzem em horas de consultoria e apoio especializado por parte de equipas especialistas”, explica o Presidente da APAH, Xavier Barreto, também elemento do júri, sublinhando o acompanhamento dos projetos selecionados.
“Mesmo depois do término da formação há acompanhamento no terreno. São pormenores como este que levam ao sucesso e longevidade deste programa. A iniciativa não se limita a dar um montante às Unidades Locais de Saúde (ULS), deixando-lhes apenas a responsabilidade de implementar o projeto; no fundo acompanha de perto todas as particularidades com consultores e equipas especializadas que ajudam as comunidades e as ULS a implementar e desenvolver os projetos - e isso faz toda a diferença”. Xavier Barreto dá o exemplo do acompanhamento de um projeto vencedor no ano passado. “Ainda há poucos dias estivemos em Barcelos para ver e perceber como está a decorrer a implementação”.
Sessões de Formação com especialistas internacionais em Value-Based Healthcare, 7, 9 e 10 de abril de 2025, às 16h00, em www.maisvaloremsaude.pt
Conhecer os princípios basilares de Value Based Healthcare
A quarta edição do Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem começa agora com a realização de três sessões de formação online, abertas a todos os profissionais da área da saúde. A primeira sessão decorre já esta segunda-feira (7 de abril), realizando-se as restantes nos dias 9 e 10 de abril. Com a ajuda de profissionais do Brasil, País de Gales e Estados Unidos, os participantes vão poder conhecer casos de sucesso de Value-Based Healthcare e compreender todo o percurso desenvolvido até à obtenção dos resultados. O objetivo é aprofundar o conhecimento nesta metodologia e conhecer boas práticas a nível mundial.
Na primeira formação, a partir das 16 horas, decorre a palestra “O Caminho da Unimed Franca Rumo ao Value-Based Healthcare", com o formador Daniel Haber. No dia 9, à mesma hora, será a vez de Sally Lewis dar a conhecer "A Experiência do NHS Wales com Value-Based Healthcare" e na terceira formação será abordada a "Implementação do VBHC no Hospital for Special Surgery - Orthopedics NY, US", tendo como testemunho a formadora Catherine MacLean.
Ao longo das três edições anteriores do programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem já foram apoiados 12 projetos de instituições do Serviço Nacional de Saúde, totalizando um investimento de 600 mil euros em horas de consultoria.
Os profissionais da área da saúde interessados em assistir às formações, devem consultar o site www.maisvaloremsaude.pt.


