O site do Portal das Matrículas está em baixo. O problema está a impedir os encarregados de educação de efetivarem a inscrição, no dia em que arrancam as inscrições para o pré-escolar e 1.º ano. Para estes alunos, o prazo decorre até a 15 de maio.
Corpo do artigo
Vários encarregados de educação, ao tentarem entrar no Portal das Matrículas, estão a ser confrontados com a mensagem “serviço não disponível”. Ao JN, o ministério da educação justificou os problemas com o “elevado número de acessos em simultâneo ao portal” no primeiro dia em que é possível efetuar matrículas. “A situação encontra-se a ser acompanhada e monitorizada pelos serviços”, acrescenta.
De acordo com o calendário de matrículas para o próximo ano letivo, o prazo de entrega arranca esta segunda-feira para os alunos que vão ingressar no pré-escolar e no 1.º ano de escolaridade. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online, através do portal das matrículas.
Tratando-se da primeira inscrição, os encarregados de educação dos alunos que vão frequentar o pré-escolar e o 1.º ano de escolaridade, no próximo ano letivo, devem proceder à entrega do pedido de matrícula através do portal.
Para os alunos do 2.º, 3.º, 4.º e 5.º anos, o período decorre entre 6 e 12 de julho, de acordo com a informação disponibilizada no portal eportugal. Já os alunos do 10.º e 12º. anos de escolaridade devem matricular-se entre 15 e 20 de julho. Tal como já é habitual, a renovação da matrícula só é necessária nos anos de escolaridade de transição (5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos). Nos restantes anos, só é necessário aceder ao Portal das Matrículas para iniciar o processo se existir transferência de escola, alteração do encarregado de educação, do curso ou necessidade de escolher disciplinas.