O ciclista português de 26 anos segurou a camisola amarela e venceu a 64.ª edição da Volta ao País Basco, além de vencer a sexta etapa.
Corpo do artigo
João Almeida, da UAE Emirates, venceu a Volta ao País Basco e é o primeiro português a vencer a prova, ele que já considerou ser a vitória mais importante da carreira. O ciclista não largou a camisola amarela e venceu a etapa-rainha, ficando em primeiro na classificação geral e à frente de Enric Mas (Movistar) na etapa com 1.52 minutos de vantagem sobre o espanhol, e 1.59 sobre o alemão Maximilian Schachmann (Soudal Quick-Step)
A equipa do luso realizou um trabalho excecional e controlou o pelotão, de forma a não haver ataques surpresa que tirassem o ciclista do primeiro lugar, que ainda atacou o adversário ao sprint na reta final, apesar deste ter pedido para vencer a corrida, debaixo de chuva, nesta última etapa, em Eibar.
A Volta ao País Basco insere-se o lote de sete principais corridas por etapas do WorldTour, para além das grandes Voltas, juntamente com o Paris-Nice, o Tirreno-Adriático, a Volta à Catalunha, a Volta à Romandia, o Critério do Dauphiné e a Volta à Suíça.
O ciclista das Caldas da Rainha cimenta, assim, o seu lugar como um dos melhores voltistas português da história e, neste ano, foi terceiro classificado do Giro2023 e segundo na geral da Volta ao Algarve, atrás do bicampeão do Tour (2022 e 2023) Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), e na Volta à Comunidade Valenciana.