A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) identificou cinco locais de controlo da velocidade, onde ocorrem a maioria das infrações da rede SINCRO (Sistema Nacional de Controlo da Velocidade). Haverá novos radares a funcionar a partir desta sexta-feira e em 12 locais será medida a velocidade média.
Corpo do artigo
Atualmente existem 61 locais de controlo da velocidade (LCV) na rede SINCRO, gerida pela ANSR. A partir de amanhã haverá mais 37, sendo que em 12 pontos será medida a velocidade média, um tipo de controlo instalado pela primeira vez em Portugal. Nos restantes 25 locais será apurada a velocidade instântanea.
Nos radares já existentes (61), a ANSR aponta que há cinco locais onde "ocorrem cerca de um terço do total das infrações registadas no sistema SINCRO". São eles: o radar da EN125, ao 102,0 km em Faro, sentido Oeste-Este; o radar da A1, ao 188,6 km em Coimbra, sentido Sul-Norte; o radar da A4, ao 0,1 km em Matosinhos, sentido Este-Oeste; o radar da A29, ao 40,9 km em Vila Nova de Gaia, sentido Sul-Norte; e o radar da A23, ao 18,6 km em Vila Nova da Barquinha, sentido Este-Oeste.
A expansão da rede SINCRO terá, no total, 62 LCV, sendo que 37 vão entrar em funcionamento esta sexta-feira, 1 de setembro. Os restantes 25 ainda não têm uma data definida para estarem operacionais. No futuro, Portugal terá 123 locais de controlo da velocidade, a contar com os 61 já existentes.
Os radares instalados nos novos locais de controlo de velocidade serão 39. Os equipamentos vão rodar pelos 62 LCV, mas os condutores não saberão quando é que os radares estão ativos nos respetivos locais.
A ANSR explica, em comunicado, que os novos radares estão "instalados nas zonas de concentração de acidentes mortais e onde a velocidade excessiva se revelou uma das causas para essa sinistralidade". Na área destes novos 62 LCV, morreram115 pessoas em acidentes rodoviários, nos últimos cinco anos.
Em agosto, a vice-presidente da ANSR afirmou ao JN que 70% dos novos radares estão instalados fora das autoestradas. Há 16 estradas nacionais a ter radares de velocidade média ou instantânea já a partir desta sexta-feira. O Porto será o distrito com mais equipamentos a medir a velocidade média, embora nem todos fiquem já operacionais: este mês, ficam ativos os radares na Trofa (A3), Paços de Ferreira (A42) e Marco de Canaveses/Penafiel (EN211).