Jovem tentou matar filho de cinco meses internado nos cuidados intensivos de Coimbra
Uma jovem, de 20 anos, tentou matar, por duas vezes, o filho, de cinco meses, quando este estava internado nos cuidados intensivos do Hospital Pediátrico de Coimbra. A bebé só sobreviveu devido à rápida intervenção da equipa médica.
Corpo do artigo
Segundo a Polícia Judiciária (PJ), que deteve a suspeita, o caso aconteceu “em finais de dezembro passado”, quando o bebé se encontrava internado na unidade de cuidados intensivos, no Hospital Pediátrico de Coimbra.
“Por motivos ainda não totalmente apurados, a mãe terá interferido, em dois momentos distintos, no sistema de suporte de vida, a que a vítima está ligada, com a intenção de provocar-lhe a morte, o que só não aconteceu pela rápida intervenção médica”, descreve um comunicado.
Segundo o JN apurou, o bebé foi levado, em primeiro lugar, ao Hospital de Aveiro, devido a dificuldades respiratórias, mas, perante a gravidade da doença, seria transferido para a unidade pediátrica de Coimbra. No serviço de cuidados intensivos deste hospital manteve-se, desde essa data, internado, sendo visitado pela jovem mãe regularmente, durante o horário de acompanhamento permitido.
E foi durante essas visitas que, em dias distintos, a suspeita acedeu e interferiu no equipamento médico que assegurava a respiração da criança. O mesmo equipamento, no entanto, emitiu sinais de alerta para o agravamento das dificuldades respiratórias do bebé, levando a que a equipa médica dos cuidados intensivos a socorressem rapidamente.
As diligências efetuadas apontaram para a possibilidade de ter sido a própria mãe do menino a autora da tentativa de homicídio e a PJ acabou por detê-la na terça-feira. Levada a tribunal para ser sujeita a primeiro interrogatório judicial, a jovem foi, já nesta quarta-feira, colocada em prisão preventiva.
Residente no distrito de Aveiro, não tem antecedentes criminais e será sujeita a perícias para aferir da sua condição psiquiátrica.