Corpo do artigo
O ex-banqueiro Ricardo Salgado, de 79 anos, foi acusado pelo Ministério Público de dois crimes de fraude fiscal qualificada por ter, alegadamente, atribuído honorários a si próprio recorrendo ao chamado "saco azul" do Grupo Espírito Santo. O prejuízo causado ao Estado terá sido de 5,5 milhões de euros. A acusação resulta de uma certidão extraída do processo principal do colapso de Banco Espírito Santo, ocorrido no verão de 2014, e cujo julgamento tem início marcado para 28 de maio, no Tribunal Central Criminal de Lisboa. Ricardo Salgado, diagnosticado com a doença de Alzheimer, é um dos 20 arguidos deste caso, cuja acusação remonta a julho de 2020.
Na Suíça, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, admitiu esta quarta-feira que poderá haver reduções nas taxas de juro no próximo verão, ressalvando que eventuais decisões dependem da evolução de alguns indicadores. "Diria que é provável, mas tenho de ser reservada nesta matéria", respondeu Lagarde, sobre a eventual descida das taxas Euribor, na véspera do início do chamado período de silêncio que antecede as reuniões de política monetária, agendadas para a próxima semana. A contenção da líder do BCE justifica-se com a tentativa de atenuar as expectativas de um recuo intenso das taxas de juro, embora Lagarde tenha a percepção de se está no "caminho certo" para a diminuição dos custos dos empréstimos bancários.
Na atualidade política, Pedro Nuno Santos prometeu dar primazia à economia face a reformas fiscais, pedindo que se desconstrua a visão de que o PS "é só Estado social". "Para nós, a prioridade é mesmo modernizar e desenvolver a economia. Se não conseguirmos vencer esse desafio, nunca será possível pagar bons salários em Portugal", disse o secretário-geral do PS, num almoço com a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal.
Entretanto, o vice-presidente do PSD, Miguel Pinto Luz, reagiu com "espanto" ao facto de os advogados da TAP afirmarem, "de forma categórica", que a ex-CEO trabalhava de forma "ilegal" na empresa. No entender do social-democrata, a situação prova que Pedro Nuno Santos geriu a TAP "com enorme ligeireza". "A ex-CEO da TAP foi-nos apresentada por ele como uma grande contratação do Governo", lembrou Pinto Luz. Recorde-se que Christine Widener saiu em litígio com a empresa e pede quase seis milhões de euros de indemnização, tendo sido acusada posteriormente pela TAP de conflito de interesses por negócios com a empresa do marido, Floyd Murray Widener.
Em Gaia, a autarquia quer aproveitar a futura estação de alta velocidade para transformar a atual rotunda de Santo Ovídio numa praça de tomada e largada de passageiros, criando ainda um terminal intermodal junto à estação de metro D. João II. A proposta consta do Plano de Pormenor de Santo Ovídio e foi desenhada pelo arquiteto e urbanista catalão Joan Busquets, com a ideia de unificar o espaço urbano, incluindo a atual rotunda, a parte superior da futura estação da linha Rubi e uma ilha de tráfego situada entre a Avenida da República e a Rua de Soares dos Reis.
Na guerra entre Israel e o Hamas, o grupo islamita revelou esta quarta-feira que, por cada mil caixas de medicamentos que entrem na Faixa de Gaza, uma será destinada aos reféns israelitas, no âmbito de um acordo alcançado com Israel, mediado pelo Catar e pela França. Os medicamentos serão entregues pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha, tanto os destinados aos reféns, detidos pelo movimento palestiniano desde os ataques de 7 de outubro, como os destinados à população de Gaza, que serão distribuídos por quatro hospitais.
Em Inglaterra, ficou a saber-se que o rei Carlos III será submetido na próxima semana a uma operação à próstata. "Tal como milhares de homens, a cada ano, o rei sofre de um aumento da próstata. A condição de Sua Majestade é benigna e, para a semana, ocorrerá um procedimento corretivo. Os compromissos do rei serão adiados por um curto período de recuperação", referiu, em comunicado, a Casa Real Britânica. A princesa de Gales, Kate Middleton, vai, por sua vez, ser submetida uma cirurgia abdominal.

