Cantor, atletas e governadora: as vítimas do desabamento de discoteca na República Dominicana
O desabamento do teto da discoteca Jet Set, na República Dominicana, matou, na terça-feira, pelo menos 113 pessoas e feriu 160. Embora ainda nem todas as vítimas tenham sido identificadas, sabe-se que, entre elas, há um cantor, um saxofonista, dois atletas e a governadora de uma província do noroeste do país.
Corpo do artigo
Rubby Pérez
Quando era criança, Rubby Pérez sonhava tornar-se jogador de basebol, mas um acidente fez dele uma das vozes mais reconhecidas da música merengue. O cantor, conhecido por êxitos como "Volveré" e "Enamorado de Ella", morreu aos 69 anos na discoteca onde atuava, confirmou o seu agente, acrescentando que também o saxofonista não resistiu aos ferimentos do desabamento.
Nascido a 8 de março de 1956 na cidade de Bajos de Haina, perto da capital, Roberto Antonio Pérez Herrera foi atropelado por uma carrinha de caixa aberta aos 15 anos, incidente que acabou com o seu sonho de fama no desporto. Em vez disso, Pérez estudou no Conservatório Nacional de Música de Santo Domingo e no final da década de 1970 iniciou a sua carreira musical. Em palco, ficou conhecido como "A Voz Mais Alta do Merengue", um género caribenho caracterizado por batidas rápidas.
Em 1982, ganhou destaque ao juntar-se à orquestra de Wilfrido Vargas. Em 1987, lançou a sua carreira solo, alcançando popularidade com músicas como "Buscando Tus Besos". Pérez lançou 13 álbuns e recebeu diversos prémios, incluindo o Casandra Awards para "Orquestra do Ano" e "Merengue do Ano", além de prémios Globo para "Melhor Canção" e "Álbum do Ano". Também foi reconhecido pelo seu trabalho filantrópico, especialmente pelo apoio às vítimas do terramoto no Haiti em 2010.
A filha de Pérez, Zulinka, disse aos jornalistas que conseguiu escapar quando o teto desabou, mas o pai não.
O antigo líder da banda de Pérez, Vargas, disse numa publicação no Instagram que estava "devastado". "O amigo e ídolo do nosso género acaba de nos deixar", escreveu.
Octavio Dotel
Octavio Dotel, de 51 anos, era natural de Santo Domingo e jogou em 13 equipas ao longo das suas 15 temporadas nas principais ligas, de 1999 a 2013. Originalmente contratado pelos New York Mets, Dotel foi trocado para os Houston Astros depois de se estrear na MLB em 1999 e passou cinco anos em Houston, onde se tornou um dos principais base da Liga Nacional.
Em 2003, fez história quando ele, Billy Wagner e outros quatro atletas dos Astros se juntaram para derrotar os New York Yankees.
Em junho de 2004, foi trocado para Oakland num negócio de sucesso entre três equipas que enviou o eventual herói da pós-temporada, Carlos Beltran, para Houston. Dotel terminou o ano com 36 defesas, o recorde da sua carreira.
O atleta foi retirado com vida dos escombros, mas morreu enquanto era transportado para um centro médico, segundo a imprensa.
Tony Blanco
Tony Blanco, de 44 anos, era um antigo jogador da Major League Baseball que participou em 56 jogos pelos Washington Nationals em 2005. Jogou também na liga secundária de basebol nos EUA durante oito anos e depois foi jogar para o Japão.
Blanco jogou em várias equipas durante as suas oito temporadas na principal liga de basebol japonesa, a Nippon Baseball League, incluindo os Orix Buffaloes, os Chunichi Dragons e os Yokohama Bay Stars. No entanto, terminou a sua carreira no basebol após a temporada 2016-17 com o Estrellas Orientales na Liga Dominicana de Inverno.
Natural de San Juan de la Maguana, era também pai de Tony Blanco Jr., um promissor jogador dos Pittsburgh Pirates.
Nelsy Cruz
Nelsy Cruz era governadora de Montecristi, uma província no noroeste da República Dominicana, e irmã do atleta Nelson Cruz, que confirmou a morte da irmã no Instagram.
"Com profunda dor, a família Cruz Martínez informa o falecimento da nossa querida irmã, mãe, filha, tia e amiga: Nelsy M. Cruz Martínez, que na sua vida moveu-se com dedicação, empenho e amor pelo seu povo e comunidade", escreveu.
De acordo com a Associated Press, Nelsy Cruz ligou ao presidente Luis Abinader às 0.49 horas locais a dizer que estava presa depois de o teto ter desabado. As autoridades disseram que Cruz morreu mais tarde no hospital.