Polícia espanhola emite mandados europeus para detenção de suspeitos que invadiram escola em Lagos

Os suspeitos invadiram a escola EB1 do Bairro Operário
Foto: Marisa Rodrigues
Depois de terem sido libertados pelo Tribunal de Silves, este sábado, por terem invadido ontem uma escola básica em Lagos, enquanto tentavam fugir à Polícia, três dos homens foram novamente detidos por terem mandados de detenção europeus. O quarto suspeito, baleado num pé pela PSP, continua internado.
Corpo do artigo
O grupo foi detido ao final da tarde sexta-feira na escola EB1 do Bairro Operário. Três foram levados a primeiro interrogatório judicial, durante a manhã deste sábado, para conhecerem as medidas de coação, e o quarto elemento do grupo só será presente a tribunal quando tiver alta hospitalar.
Os três suspeitos foram colocados em liberdade pelo Tribunal de Silves, mas continuaram sob a alçada das autoridades, já que tinham "mandados pendentes em Espanha".
"Tratando-se de suspeitos de nacionalidade espanhola, desde a sua detenção foram mantidos intensos contactos com as autoridades espanholas através do Centro de Cooperação Policial e Aduaneira, apurando-se que eram procurados pela justiça daquele país, pela prática de crimes de tráfico de estupefacientes, contrabando, posse de armas e outros", informou, entretanto, o comando distrital de Faro.
Tendo em conta a decisão do tribunal português de os libertar, a polícia espanhola emitiu, de forma urgente, mandados de detenção europeus, para que fossem novamente detidos.
Os homens foram, por isso, conduzidos às instalações policiais, onde ficarão a aguardar apresentação no Tribunal da Relação para uma decisão relativa à sua entrega à polícia espanhola.
