Será obrigatório para novos telemóveis, tablets, câmaras digitais, consolas de videojogos portáteis e pequenos dispositivos. Portáteis ficam para depois.
Corpo do artigo
O carregador universal, com entrada USB-C, vai ser uma realidade em 2024 na União Europeia (UE). Os estados-membros devem proceder à transposição da diretiva, que aprova a adoção de um carregador comum de dispositivos eletrónicos, até ao final do ano. O objetivo é claro: diminuir a quantidade de cabos existentes e permitir o carregamento de diferentes dispositivos com o mesmo carregador, reduzindo a pegada ambiental e os custos para os consumidores. A eurodeputada social-democrata Maria da Graça Carvalho diz que o caminho deve ser o de “uma sociedade sem cabos”.
A partir de 28 de dezembro de 2024, todos os novos telemóveis, tablets, câmaras digitais, consolas de videojogos portáteis e pequenos dispositivos eletrónicos deverão estar equipados com uma porta de carregamento USB-C. O prazo para os computadores portáteis é de 28 de abril de 2026.
Segundo fonte da Comissão Europeia, a nova regra permite que “os consumidores carreguem os dispositivos com o mesmo carregador, independentemente da marca do dispositivo”, garantindo que a velocidade de carregamento é a mesma independentemente do carregador utilizado.