Santos Silva está a ponderar candidatura a Belém e anuncia decisão no dia 2 de julho
O socialista Augusto Santos Silva entrou num período de reflexão depois da desistência de António Vitorino à corrida presidencial e por considerar que nenhum dos candidatos conhecidos "reúne os requisitos mínimos" para ser presidente, incluindo o antigo secretário-geral do PS, António José Seguro.
Corpo do artigo
Augusto Santos Silva está a ponderar a candidatura à Presidência da República e anuncia a sua decisão a 2 de julho. O socialista publicou, esta sexta-feira, uma nota nas redes sociais a dar conta que está numa fase de "reflexão". O anúncio acontece depois de António Vitorino ter descartado entrar na corrida a Belém na quinta-feira. "Nos próximos dias consultarei a este respeito pessoas cuja opinião muito prezo. Se tudo correr normalmente, e considerando os meus próprios afazeres profissionais, tenciono comunicar publicamente a decisão que tomar na próxima quarta-feira, 2 de julho", escreveu.
O ex-presidente da Assembleia da República considera que os três candidatos que apresentaram formalmente a sua candidatura - Marques Mendes, Gouveia e Melo e António José Seguro, antigo secretário-geral do PS -, não "esgotam nem o espaço político, nem as propostas e perfis que devem estar representados nas eleições presidenciais".
Nos últimos meses, Santos Silva nunca excluiu uma candidatura a presidente da República e foi referindo que queria contribuir para que o PS tivesse "uma candidatura única e forte". Na nota que publicou referiu que a candidatura de António Vitorino seria "bem-vinda".
O pré-anúncio do socialista a Belém acontece numa altura em que os militantes do PS estão a escolher o novo secretário-geral do partido. José Luís Carneiro, que tem afastado as atenções das eleições presidenciais, é candidato único e deverá ser eleito, este sábado, novo secretário-geral do partido. Carneiro já recebeu o apoio público de Augusto Santos Silva, mas também tem ao seu lado alguns apoiantes de Seguro, como o eurodeputado Francisco Assis.
Na próxima terça-feira, dia 1 de julho, Augusto Santos Silva encerra as Conversas de Café, uma parceria do Jornal de Notícias com a Faculdade de Economia da Universidade do Porto e com o patrocínio da Torre dos Clérigos, no Café Velasquez. O último convidado trata-se de José Silva Peneda, ex-presidente do Conselho Económico e social, para falar sobre o tema Diálogo Social.
Recorde-se que o PSD apoia a candidatura de Luís Marques Mendes e o almirante Henrique Gouveia e Melo também já entrou na corrida presidencial. As eleições para escolher o novo presidente da República vão realizar-se no início do próximo ano.