Juntas estão a adiantar o dinheiro às famílias mais pobres. Há ainda 1,3 milhões de euros para distribuir que sobraram do ano passado.
Corpo do artigo
Há juntas de freguesia que estão a adiantar o apoio dado pelo Governo de 10 euros por botija de gás às famílias mais pobres, mesmo correndo o risco de não conseguirem reaver o dinheiro. O programa “Bilha Solidária”, que se destina a apoiar cidadãos com carência económica na compra de gás engarrafado, está suspenso desde o início do ano, mas os pedidos não param de chegar às juntas. Questionado pelo JN, o Ministério do Ambiente e Energia não respondeu se a medida vai regressar em 2025 e com retroativos a janeiro. Há ainda 1,3 milhões de euros de verbas do ano passado para distribuir.
Apesar dos avisos físicos e nas redes sociais, ainda há pessoas a dirigirem-se à Junta de Freguesia da Costa, em Guimarães, com as faturas da botija do gás, na tentativa de receberem os 10 euros referentes ao programa, mas a palavra de ordem é para “esperar”. “Neste momento, está tudo parado, penso que seja para a reformulação do programa, não conseguimos aceder à plataforma para submeter as candidaturas desde o dia 12 de janeiro”, nota o presidente da freguesia, Vítor Matos, que continua a sugerir aos beneficiários que guardem as faturas com o respetivo número de contribuinte para “a eventualidade de o programa regressar com retroativos”.