O que se sabe e o que falta apurar sobre as mortes do ator Gene Hackman e da mulher
Mortes de Gene Hackman e da mulher, Betsy Arakawa, não estiveram relacionadas. Ator morreu de causas naturais, devido aos problemas de coração.
Corpo do artigo
Arakawa morreu, a 11 de fevereiro, de síndrome pulmonar por hantavírus, uma doença rara transmitida por roedores infetados, de acordo com o Gabinete de Investigação Médica do Novo México. A causa da morte de Gene Hackman não esteve relacionada com a doença, uma vez que a mesma não é transmitida entre humanos.
A transmissão de ratos para pessoas é feita através da urina, fezes ou saliva e a patologia apresenta sintomas idênticos aos da gripe, como dores musculares e tosse, que podem progredir para falta de ar e insuficiência cardíaca e pulmonar.
Hackman tinha uma doença cardíaca, Alzheimer em estado avançado e hipertensão arterial crónica, revelaram os exames. Antes de morrer, a estrela de Hollywood sofreu múltiplos ataques cardíacos, tendo o seu pacemaker deixado de funcionar a 18 de fevereiro, seis dias antes do corpo ser encontrado. Segundo a investigação, Hackman morreu nesse exato dia.
Quando foram encontrados, os corpos estavam em decomposição com alguma mumificação, uma consequência do tipo corporal e do clima no ar especialmente seco de Santa Fé, a uma altitude de quase 2200 metros. Os corpos não apresentavam sinais de violência ou níveis elevados de monóxido de carbono, levando as autoridades a descartar a possibilidade de morte por intoxicação.
Segundo o investigador, Hackman não terá se apercebido da morte da mulher, devido à doença de Alzheimer. O ator, de 95 anos, foi encontrado morto no hall de entrada, enquanto a mulher, Betsy Arakawa, de 65, estava caída na casa de banho, junto ao cão, que também não apresentava sinais vitais. Junto de Arakawa, estava um frasco de medicamentos aberto e comprimidos espalhados no balcão da casa de banho.
Apesar da doença degenerativa, a principal causa da morte de Hackman foram os problemas cardíacos. O ator não se alimentava há alguns dias, mas não apresentava sinais de desidratação.
Detalhes por apurar
Ainda que as principais questões já tenham ficado respondidas, as autoridades de Santa Fé, no Novo México, ainda não deram por concluída a investigação. O xerife adiantou que será feita uma análise aos telemóveis das vítimas e uma necropsia, para determinar a causa da morte do cão. Os outros dois cães do casal sobreviveram.
Gene Hackman e a mulher casaram em 1991, após o ator anunciar o divórcio de Fay Maltese. Com a ex-mulher, Hackman teve três filhos: Christopher, Elizabeth e Leslie. Ao longo da carreira, o ator protagonizou dezenas de filmes e venceu dois Oscars: Melhor Ator (1972) e Melhor Ator Secundário (1993).
Arakawa, nascida no Havai, era pianista, frequentou a Universidade do Sul da Califórnia e conheceu Hackman em meados da década de 1980, enquanto trabalhava num ginásio na Califórnia.
A casa do casal localiza-se numa colina num condomínio fechado no extremo sul das Montanhas Rochosas. Santa Fé é conhecida como um refúgio de celebridades, artistas e autores.
Hackman dedicou grande parte do seu tempo na reforma a pintar e escrever romances longe do circuito social de Hollywood. Serviu durante vários anos no conselho de curadores do Museu Georgia O'Keeffe, em Santa Fé. O casal era também investidor em negócios locais.