A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) já deu a conhecer os novos equipamentos da seleção para o Euro 2024. A camisola principal é inspirada na bandeira nacional, a alternativa nos azulejos nacionais.
Corpo do artigo
O equipamento principal presta "homenagem à bandeira portuguesa e à criatividade cultural do país, que inspira a forte história do futebol português", pode ler-se numa nota publicada esta segunda-feira no site da FPF. O vermelho predomina na indumentária nacional com o verde a destacar-se na gola e na borda das mangas. "Na parte interna da gola, 'Portugal' está escrito numa fonte elegante que liga a orgulhosa herança do emblema da seleção a um futuro emocionante partilhado por atletas e fãs", destaca.
Por outro lado, o equipamento alternativo tem um fundo branco com um ligeiro tom azulado, inspirado nos azulejos nacionais. "O equipamento alternativo de Portugal para 2024 é inspirado na arte arquitectónica tradicional do país, mantendo a casa perto do coração dos jogadores e adeptos quando jogam fora. O design, típico do tradicional azulejo azul, que forma o equipamento alternativo dá um toque subtil de tons ao branco já habitual da segunda camisola de Portugal", adianta a FPF.
"Os novos equipamentos da seleção nacional re-interpretam a tradição e a imagética portuguesas, com uma perspetiva moderna, para amplificar a paixão de todos os adeptos que se unem em torno das nossas seleções. 'Partilha a Paixão' é o desafio lançado quer para os adeptos portugueses, quer para os adeptos espalhados por todo o Mundo que seguem com entusiasmo a nossa seleção. Pretende-se que o amor à camisola extravase fronteiras e que possa ser universal em torno da nossa equipa, gerando uma enorme onda de apoio", destaca ainda a FPF.