Um carro investiu contra um grupo de pessoas que celebrava a passagem do ano, esta madrugada, em Nova Orleães, EUA. As autoridades confirmaram a existência de dez vítimas mortais e mais de três dezenas de feridos. O suspeito morreu numa troca de tiros com a polícia.
Corpo do artigo
A presidente da Câmara de Nova Orleães, LaToya Cantrell, considerou o incidente que resultou na morte de dez pessoas como um "ataque terrorista". Numa breve conferência de imprensa, Cantrell disse que os detalhes exatos do que aconteceu ainda estão a ser investigados e que está em contacto a todo o momento com o governador do Estado (Louisiana).
O incidente correu às 3.15 horas locais (9.15 horas, em Portugal continental) junto a Bourbon Street, a rua mais conhecida da cidade e onde ainda muita gente se juntava, durante as celebrações de passagem de ano.
A comissária da polícia Anne Kirkpatrick disse à imprensa que o ataque foi intencional e que o motorista estava "fortemente determinado a causar uma carnificina". Segundo informações de meios de comunicação norte-americanos, o suspeito foi abatido pelas autoridades num troca de tiros. Entre os 35 feridos, estão dois agentes da polícia baleados pelo autor do ataque.
O FBI também está a investigar o que aconteceu e a responsável pelo departamento do FBI na cidade, Alethea Duncan, afirmou que as autoridades estão também a investigar a descoberta de pelo menos um suposto dispositivo explosivo no local.
Fonte oficial da Casa Branca disse que Biden foi informado dos últimos desenvolvimentos pelo FBI, e que assim continuará a ser, e que ligou à presidente da Câmara de Nova Orleães, LaToya Cantrell, a oferecer apoio federal.
O incidente ocorreu no final das celebrações do Ano Novo em Nova Orleães e horas antes do pontapé de saída do AllState Bowl, um jogo de futebol americano universitário realizado no Caesars Superdome, na cidade, com a presença esperada de milhares de pessoas.
Os meios de comunicação social norte-americanos citaram várias testemunhas que afirmaram que um camião se dirigiu a alta velocidade contra uma multidão na Bourbon Street, tendo o condutor saído e começado a disparar uma arma e a polícia respondido aos tiros.