Alejo Vidal-Quadras, antigo dirigente do Partido Popular espanhol, fundador do Vox e ex vice-presidente do Parlamento Europeu, foi baleado na cara, nesta quinta-feira, numa rua do bairro de Salamanca, em Madrid.
Corpo do artigo
Alejo Vidal, de 78 anos, está consciente e não correrá perigo de vida, apesar de ter sido levado para o hospital em estado grave. O autor do disparo à queima-roupa é procurado pelas autoridades, perto da zona do crime.
Segundo relata o jornal ABC, o agressor usava capacete e fugiu de mota com um cúmplice que o aguardava, depois de ter disparado a um ou dois metros da vítima. Os serviços de emergência de Madrid revelam que a vítima foi baleada na madíbula, com ferimento de entrada e saída.
O ataque ocorreu cerca das 13.30 horas locais (12.30 em Portugal continental) na rua Núnez de Balboa, no centro da capital espanhola. Fontes oficiais confirmaram que a investigação está a cargo da Unidade de Homicídios da Polícia espanhola e que, até agora, nenhum suspeito foi detido.
Segundo a agência noticiosa espanhola EFE, os inspetores acreditam que o autor do tiro - "uma pessoa que fugiu numa mota com um capacete preto" - é um profissional que executou uma "ação planeada", sem adiantar pormenores.
O presidente do PP, Alberto Nuñez Feijóo, já comentou o sucedido e pediu às forças de segurança uma rápida investigação. “Apelo à rápida investigação para que se esclareça o que aconteceu”, afirmou Feijóo.
Segundo reporta a agência noticiosa espanhola EFE, Vidal-Quadras teve um papel notável na política espanhola, e não apenas na catalã, até que um desacordo com o pacto dos conservadores com os nacionalistas catalães para governar Espanha o levou a mudar-se para Bruxelas, onde, além de eurodeputado, foi vice-presidente do Parlamento Europeu entre 1999 e 2014.
Após 30 anos de filiação, abandonou o PP, alegando uma falta de democracia interna e por discordâncias com a direção nacional, acabando por juntar-se ao partido de extrema-direita Vox, embora lá só tenha permanecido durante um ano, devido também a divergências com a direção.