O Papa Francisco apareceu, este Domingo de Páscoa, na janela do basílica de São Pedro, no Vaticano, para presidir à tradicional bênção "Urbi et Orbi", perante o olhar emocionado de milhares de fiéis. Numa mensagem lida por um assessor, denunciou a “desprezível situação humanitária” em Gaza, apelando a um cessar-fogo.
Corpo do artigo
Francisco não participou nos ritos da Semana Santa por estar ainda em convalescença, após ter passado 38 dias no hospital devido a uma pneumonia bilateral, tendo tido alta em 23 de março.
O pontífice, que ficou sentado na cadeira de rodas, desejou uma "Boa Páscoa" e pediu ao mestre de cerimónias que lesse a sua mensagem de Páscoa perante as 35 mil pessoas reunidas na praça de São Pedro para a missa do domingo de Páscoa.
“Apelo aos beligerantes para que cessem o fogo, libertem os reféns e prestem uma ajuda preciosa às pessoas famintas que anseiam por um futuro de paz”, afirmou.
Breve encontro com JD Vance
Durante a manhã, Francisco esteve com o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, dois meses depois de ter criticado fortemente a política migratória norte-americana.
A comitiva de Vance entrou na Cidade do Vaticano por um portão lateral e estacionou perto da residência de Francisco enquanto a missa de Páscoa era celebrada, na Praça de São Pedro. O Vaticano informou que Francisco e Vance se encontraram por alguns minutos na Casa Santa Marta "para trocar saudações de Páscoa".