PGR alerta para redes internacionais que forjam números de telefone e usam dados reais das vítimas para as levar a transferir dinheiro.
Corpo do artigo
Portugal está a ser alvo de uma campanha internacional de burlas telefónicas através de “inúmeras” falsas chamadas nacionais, alerta o Gabinete de Cibercrime da Procuradoria-Geral da República (PGR). Os criminosos usam dados reais das vítimas para as convencer de que têm uma valiosa carteira de criptoativos prestes a ser fechada e que têm de abrir uma nova conta para salvar “milhares de euros”. A par desta burla foi ainda detetado “um número muitíssimo expressivo” de chamadas “mudas” que testam a validade de números para futuras burlas.
O número de telefone que aparece no visor é de Portugal, mas a voz do outro lado fala em inglês com sotaque do subcontinente indiano. O burlão sabe o nome da vítima e identifica-se como gestor de carteiras de criptoativos. Explica que o email dela está associado a uma conta muito antiga com dezenas de milhares de euros em criptoativos.