O ex-treinador de futebol e ex-selecionador nacional Artur Jorge morreu na madrugada desta quinta-feira. Tinha 78 anos.
Corpo do artigo
"É com profunda tristeza que a família de Artur Jorge Braga de Melo Teixeira comunica o seu falecimento, esta madrugada, em Lisboa, após doença prolongada. Morreu serenamente, rodeado dos seus familiares mais próximos", informou a família do ex-treinador esta quinta-feira.
Artur Jorge, ex-selecionador nacional e ex-treinador do F. C. Porto, destacou-se por ter sido o primeiro treinador português a vencer a Taça dos Campeões, em 1987, à frente da formação portista. Foi ainda campeão nacional francês ao serviço do Paris Saint-Germain, em 1994, e foi selecionador nacional por duas vezes. Partiu um dos grandes treinadores da história do futebol português.
Como jogador distinguiu-se no Benfica na década de 1970, tendo sido por duas vezes o melhor marcador do campeonato, e foi o primeiro presidente do Sindicato dos Jogadores de Futebol, logo a seguir ao 25 de abril de 1974, lutando para que os futebolistas pudessem adquirir mais direitos.
Como treinador ganhou 12 troféus, foi três vezes campeão nacional pelo F. C. Porto, ganhou uma Taça de Portugal, foi campeão europeu pelos dragões e foi campeão nacional francês. Como jogador ganhou quatro campeonatos pelo Benfica e duas Taças de Portugal.