Nove pessoas foram hospitalizadas esta quinta-feira à noite depois de um alerta para intoxicação alimentar na unidade hoteleira Inatel no Luso, concelho da Mealhada, distrito de Aveiro, adiantaram à Lusa fontes das forças de segurança.
Corpo do artigo
O alerta para o incidente foi dado pelas 21 horas de quinta-feira depois do jantar, referiu fonte da GNR de Aveiro. De acordo com a mesma fonte, 18 pessoas apresentaram sintomas e metade foi hospitalizada.
Fonte do Comando Sub-regional da Região de Coimbr adiantou à Lusa que pessoas foram transportadas para os Hospitais da Universidade de Coimbra. A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra confirma que "nove doentes, apresentando sintomas ligeiros de gastroenterite", foram admitidos no serviço de urgência dos Hospitais da Universidade de Coimbra na quarta-feira à noite.
"Todos os doentes estão em condições estáveis e aguardam resultados de análises microbiológicas para uma avaliação mais completa", lê-se no comunicado daquela unidade hospitalar. "A autoridade de saúde da ULS de Coimbra está a desenvolver a necessária investigação epidemiológica para determinar a fonte do evento e tomar as medidas necessárias para prevenir futuros incidentes", acrescenta.
A ULS refere que foi alertada "dia 23 de maio de 2024, cerca das 23 horas", pelo dispositivo de proteção civil para um "incidente de gastroenterites, possivelmente de causa alimentar". Foi equacionada a ativação do plano de emergência externa e os serviços de saúde pública foram informados da situação. "Com base nas informações fornecidas pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) sobre o número de doentes a necessitarem de apoio hospitalar, a ativação do plano foi considerada desnecessária", explica a ULS de Coimbra.
Para o local foram destacados 29 operacionais, apoiados por 16 viaturas, entre elementos dos bombeiros, INEM e GNR.