De adepto a herói improvável: a história de Joselu, que deu a final da Champions ao Real Madrid
O Real Madrid garantiu na quarta-feira a presença na final da Liga dos Campeões ao vencer o Bayern Munique, por 2-1, com dois golos de Joselu. Mas afinal, quem é este herói improvável, de 34 anos, que está emprestado aos madrilenos?
Corpo do artigo
O futebol tem destas coisas. Heróis improváveis, golos ao cair do pano, reviravoltas inesquecíveis, mas aquela que aconteceu na quarta-feira tem o selo de Joselu. No meio de tantas estrelas ninguém esperava que fosse o ponta de lança, de 34 anos, emprestado, a ser aquela que mais brilharia. Mas quem é esta figura?
Percurso em Madrid
Ora, Joselu já tinha passado pelas camadas jovens do Real Madrid, de 2009 a 2012, tendo até cumprido dois jogos pela equipa principal com José Mourinho, em 2010/11 e 2011/12. Não vingou e viajou pela Europa: passou pelo Hoffenheim, Eintracht, Stoke, Deportivo, Newcastle e Alavés, sempre a marcar golos, até chegar ao Espanhol.
Mas nunca deu muito nas vistas. Esta época, quando o Real Madrid garantiu o empréstimo junto do Espanhol, que desceu de divisão, a troco de 1,5 milhões de euros, muitos ficaram surpresos. A realidade é que o treinador Carlo Ancelotti "inventou" um sistema tático para jogar sem ponta de lança e colocou Bellingham atrás dos avançados Vini Jr e Rodrygo. Joselu foi suplente, utilizado só quando necessário e a contratação foi vista como "de recurso" após a perda de Benzema para a Arábia.
Nesse estatuto de suplente marcou 17 golos na temporada e dois deles valeram a passagem à final da Liga dos Campeões. Nunca baixou os braços e procurou sempre dar o máximo, independentemente se era titular ou não.
O adepto antes do jogador
Revelam-se histórias curiosas sobre Joselu após o bis frente ao Bayern Munique. Por exemplo, em 2012, quando ainda estava ligado aos quadros do Real Madrid, recorreu ao X (Twitter) para pedir um link para uma "stream" para conseguir ver o jogo do clube. Curioso, certo?
Mas há mais. Em 2022, quando Real Madrid e Liverpool disputaram a final da Liga dos Campeões, em Paris, Joselu foi à capital francesa apoiar os "los blancos" como um verdadeiro adepto. Dois anos depois, os mesmos adeptos que fizeram a festa com ele não imaginavam que, um dia, iriam estar a festejar por causa dele.
"Sonhas sempre com este tipo de exibições. Mas nem os meus sonhos mais bonitos são tão grandes como o que aconteceu. Não sei nada de ser um herói, mas estou muito feliz. Foi incrível, algo de espetacular. Esta equipa nunca desiste, está no nosso sangue lutar até ao fim e foi o que fizemos", disse Joselu, após a vitória.
As estrelas
O Real Madrid tem um plantel recheado de estrelas e pensa-se sempre que são elas que vão decidir todos os jogos. Mas a história desta passagem à final da Champions torna-se ainda mais bonita quando o herói desta meia final é um avançado de 34 anos que ninguém dava muito por ele, que está emprestado por um clube que desceu à Segunda Liga espanhola e que custou apenas 1,5 milhões de euros.
No meio de Bellingham, Vinicius Jr, Rodrygo, Toni Kroos, enfim, a lista é enorme, a estrela mais cintilante da noite foi a que ninguém esperava. O médio inglês foi um dos que elogiou a exibição de Joselu. "Acho que ele não vai dormir hoje, mas merece tudo. Foi um membro incrível do nosso plantel durante toda a época e esta é a sua noite", disse Bellingham.