Sem tempo para ouvir áudios longos? WhatsApp vai ter ferramenta de transcrição
O serviço de transformação de sons em texto será disponibilizado a todos os utilizadores nas próximas semanas, inicialmente em inglês, português, espanhol e russo. A ferramenta terá de ser ativada no próprio WhatsApp.
Corpo do artigo
Mandar áudios pelo WhatsApp é uma forma prática e rápida de comunicar, mas nem sempre é fácil ouvi-los no momento. Ora estamos num sítio com muito barulho e sem os auriculares à mão, ora num período atarefado do dia em que simplesmente não conseguimos parar para ouvir mensagens longas.
A Meta decidiu, por isso, incluir na plataforma uma ferramenta de transcrição de mensagens de voz. Desta forma, todos os áudios poderão ser transformados em texto, que aparecerá logo abaixo do som, para que a conversa não seja interrompida.
A atualização será disponibilizada a todos os utilizadores nas próximas semanas, sendo que os primeiros idiomas contemplados serão inglês, português, espanhol e russo. Nos últimos dias, a funcionalidade já foi colocada à disposição em alguns dispositivos, nomeadamente no Brasil, como forma de teste.
A empresa dona do WhatsApp, Instagram e Facebook explicou ainda que para usar a transcrição de mensagens de voz é preciso ativá-la no seu telefone. Assim que o fizer, o destinarário poderá ver o texto, que não aparecerá na conversa do remetente. Além disso, a Meta garantiu que as mensagens de voz pessoais vão continuar protegidas: ninguém poderá ouvi-las (nem ver as transcrições), o que também inclui o WhatsApp.
Como ativar a transcrição de mensagens de voz?
Por definição, a ferramenta estará desativada, pelo que os utilizadores terão de cumprir os seguintes passos: abrir as definições do WhatsApp, aceder a Conversas e ativar a opção relativa às transcrições. Depois, basta escolher o idioma pretendido.
Para ver as transcrições é necessário pressionar a mensagem recebida até aparecer a opção "Transcrever". O texto poderá demorar um pouco a ficar disponível, sendo que, como avisa a empresa, é possível que contenha incorreções.
Apesar de ter selecionado apenas quatro idiomas iniciais, a Meta promete acrescentar mais ao longo dos próximos meses.