Acidente em destilaria levou a cenário insólito nas ruas de Levira.
Corpo do artigo
O rebentamento de dois depósitos de vinho na Destilaria Levira, na localidade com o mesmo nome, em Anadia, levou a uma inundação de vinho. A empresa já se responsabilizou pelos danos que possa ter causado aos moradores, enquanto a Câmara Municipal afirma ter evitado, acima de tudo, que o vinho chegasse ao rio e provocasse um desastre ambiental.
A situação aconteceu neste domingo de manhã, com os Bombeiros Voluntários de Anadia a serem alertados para um derrame de muitos litros de vinho. Ao chegar ao local, conseguiram dragar o líquido e levá-lo para uma estação de tratamento de águas residuais. Até ao momento, ainda não foram determinadas as causas para o rebentamento dos depósitos.
“A nossa maior preocupação foi que o vinho não fosse para o rio Cértima e provocasse um desastre ambiental. Segundo o nosso coordenador da Proteção Civil, essa monitorização está a ser feita e o problema ambiental está a ser evitado”, explica ao JN o vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia, Jorge Sampaio. Para segunda-feira está agendada uma reunião com os responsáveis da Destilaria Levira. “Também nos preocupa o prejuízo económico da empresa, e vamos ver os estragos que tiveram com esta situação”, completa.
A Destilaria Levira lamenta o incidente que aconteceu nas instalações da empresa e assume os prejuízos que possa ter causado na localidade.
“Apesar de o incidente não ter causado qualquer ferido, queremos expressar a nossa sincera preocupação pelos danos causados em geral em Levira e em particular na sua casa. As causas do incidente estão a ser apuradas pelas entidades competentes. Assumimos total responsabilidade pelos custos associados à limpeza e reparação dos danos, tendo equipas disponíveis para o fazer de imediato. Estamos empenhados em resolver esta situação o mais rapidamente possível”, assume a administração da empresa, numa nota.
A empresa pede ainda aos moradores que façam fotografias dos danos e prejuízos para poderem entrar em contacto e coordenar os procedimentos necessários. “Estamos disponíveis a qualquer momento para ajudar a resolver este problema”, assume.
Durante o dia, a Destilaria colocou trabalhadores e máquinas nos trabalhos de limpeza, em apoio à Câmara Municipal de Anadia e aos Bombeiros.