A Câmara Municipal de Mogadouro inaugura, esta sexta-feira, o Espaço de Promoção e Valorização das Associações e Raças Autóctones (EPVARA), no dia em que começa a Feira dos Gorazes, um dos mais antigos certames de atividades económicas do Nordeste Transmontano.
Corpo do artigo
Com um investimento de 1,3 milhões de euros, o Espaço de Promoção e Valorização das Associações e Raças Autóctones (EPVARA) é destinado às atividades ligadas à agricultura e agropecuária, para mercado de gado e outras atividades, com uma arena de 1618 metros quadrados e capacidade para 500 pessoas sentadas, que vai receber o IV Concurso de Cão de Gado Transmontano, uma Exposição de Animais e chegas de touros de raça mirandesa.
A Feira dos Gorazes, cuja origem remonta à Idade Média, decorre até á próxima segunda-feira. Este ano conta com 120 expositores de vários ramos de atividade e com um espaço dedicado à venda de produtos locais, como vinhos, mel, enchidos, padaria e doçaria, queijos, artesanato, e também maquinaria agrícola.
No exterior do recinto encontram-se a tenda de exposição de animais de raças autóctones, os expositores de maquinaria agrícola, e no interior o restaurante tradicional onde se degusta a típica Marrã dos Gorazes e a Posta à Mirandesa. “Esta feira foi sempre relacionada com a apresentação dos recursos económicos do território, maioritariamente nas áreas da agricultura e pecuária, exercendo ao mesmo tempo as funções de montra e de mercado para os produtos regionais”, indica fonte do município liderado por António Pimentel.
Este ano o certame passa a designar-se “Feira dos Gorazes - Feira de Atividades Económicas e Turísticas do Nordeste Transmontano” “porque deixará de se centrar apenas nas atividades económicas tradicionais (agricultura e pecuária) e passará a contemplar também as atividades turísticas, numa perspetiva de projeção nacional e internacional do território e dos recursos naturais, patrimoniais e culturais passíveis de gerar fluxos turísticos”, referiu a mesma fonte.
O certame contará com atividades em vários espaços conexos. No interior do Parque de Feiras e Exposições estarão os expositores generalistas e o espaço cultural, onde serão feitas apresentações técnicas e atuações de grupos etnográficos. A poucos metros estará o pavilhão “Origem Mogadouro”, com espaço de exposição para os produtores locais.
No domingo e na segunda-feira realiza-se a feira de rua e o mercado tradicional com a participação de cerca de 400 expositores. A autarquia espera cerca de 15 mil visitantes durante os quatro dias da Feira dos Gorazes.